2010-11-12

'Pedi demissão porque meu colega de trabalho agia como se fosse meu chefe' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/11/2010, com o relato de uma ouvinte que pediu demissão por causa de um colega de trabalho e agora não sabe o que dizer nas entrevistas de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Pedi demissão porque meu colega de trabalho agia como se fosse meu chefe'

chefe mandão
"Pedi a conta", escreve uma ouvinte, "porque não aguentava mais um colega de trabalho. Ele agia como se fosse meu chefe, dando-em ordens e me cobrando coisas que ele não tinha autoridade para cobrar. Para piorar, o meu verdadeiro chefe era uma pessoa incapaz de se impôr, e não tomou nenhuma providência em relação ao colega mandão, mesmo depois de eu ter me queixado por várias vezes.

Nas entrevistas que tenho feito desde que sai, evitei contar essa história, para não dar ao entrevistador a impressão de que sou alguém incapaz de suportar pressões. Eu suporo, e bem, mas não de quem não tem autoridade para me pressionar. Venho dizendo que pedi a conta porque o salário era baixo, mas os entrevistadores não parecem acreditar nisso, e não consegui um outro emprego até agora. Devo dizer a verdade, ou há um outro motivo que deixaria o entrevistador mais a vontade, sem que eu precisasse ficar fantasiando demais nas explicações?"


Bom, os entrevistadores sabem qual era o seu salário. Se ele estava próximo da média do mercado, talvez você esteja sendo eliminada dos processos, porque isso é o que as empresas que entrevistaram você, estão dispostas a lhe pagar. E elas não vão arriscar a contratá-la por um salário parecido com o que você ganhava, se você disser que pediu demissão exatamente por causa disso.

Por outro lado, você está certa ao não revelar o verdadeiro motivo de sua saída. Entrevistadores não apreciam reclamações do gênero "alguém lá não gostava de mim". Você pode dizer que pediu a conta porque percebeu que a empresa não gerava oportunidades de crescimento, nem para você, nem para ninguém. E essa falta de perspectiva lhe tirou a motivação, e você preferiu procurar outro emprego que lhe desse um salário igual, mas um futuro melhor.

De qualquer forma, como eu já comentei várias vezes, é sempre melhor procurar um novo emprego sem pedir a conta do atual, porque isso evita que o candidato tenha que inventar histórias, que por mais sinceras possam soar, não são verdadeiras. E bons entrevistadores perecebem isso, por um desvio do olhar do candidato ou por uma ligeira alteração no tom de voz.

Se o conselho já não vale mais para o caso da nossa ouvinte, espero que ele seja útil para muitos ouvintes que estejam pensando em pedir demissão sem ter para onde ir.

Max Gehringer, para CBN.

5 comentários:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

eu prefico ter algo garantido antes de sair.

Ana P. disse...

Gente.

GENTE.

No meu trabalho, só as meninas da limpeza não me tratam como subordinada. E OLHE LÁ.

Agora, vou chorar e dizer SENHOR, EU DESISTO, SENHOR?

Ah, pelo amor de dels, né, colega? TIRA ESSA FARDA PRETA QUE TU NUM É CAVEIRA, TU É MULEKE! MU-LE-KE!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

[eu amo dinheiro, podem me humilhar como quiserem, eu só lembro do salário no fim do mês]

CintiaYamane disse...

kd o meu comentario??????? o colega apagou?

Andarilho disse...

Não apaguei nada não. Se não tá ai, é pq falhou na hora de enviar.

Anônimo disse...

Isso já aconteceu comigo. Eu trabalhava numa empresa que prestava serviço, por isso eu não trabalhava diretamente com quem havia me contratado, mas com clientes. Aí depois de dois anos cuidando de uma mesma conta, fui transferida para outro cliente. Perdi totalmente a autonomia. Deixei de trabalhar sozinha de comandar tudo para virar uma espécie de secretária de uma funcionária que tinha um ano a mais de casa do que eu. Até reclamar no Twitter que eu não comprava os chicletes dela como a funcionária que estava no cargo antes de mim fazia, ela reclamou hahaha Comecei a sofrer assédio moral e vi que fui claramente rebaixada de função. Percebi então que aquilo era uma estratégia da empresa para eu pedir demissão. Ela estava sem grana para manter seu quadro de funcionários e estava pressionando para que muitos se demitissem sem levar um tostão de indenização. A estratégia funcionou com duas funcionárias do mesmo cargo que eu, mas não comigo. Sou durona e ensinei uma lição a eles. Secretamente, fui me preparando me outras frentes, fazendo contato com outras empresas, fazendo trabalhos como freelancer, até o salário fixo da empresa se tornar desimportante na minha renda. E fui ficando... Consegui tolerar aquela situação por mais um ano - e na queda de braço, venci, pois a empresa viu que eu não ia arredar o pé e acabou me demitindo, finalmente. Só que a essa altura eu já tinha renda de outros trabalhos, dinheiro guardado, apartamento comprado e o escambau. E ainda saí com os 30mil de indenizações trabalhistas que os bobões que tentaram pressionar meu pedido de demissão tiveram que pagar hahahaha