2010-12-17

Ansiedade: freio ou acelerador? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/12/2010, sobre dois tipos de ansiedade, a que funciona como um freio e a que funciona como um acelerador da carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Ansiedade: freio ou acelerador?

ansiedade
Consulta de um ouvinte muito ansioso que escreve: "Seguindo um conselho que você mesmo deu na CBN, eu tenho participado de cursos de curta duração para conhecer profissionais que possam me ajudar em minha carreira. Já conheci vários, e tenho mantido correspondência regular com alguns deles. Mas, há duas semanas, travei contato com um diretor de uma empresa muito conceituada.

Conversa vai, conversa vem, ele me perguntou se eu tinha um currículo atualizado, porque havia uma vaga aberta na área dele e ele me considerava um bom candidato a ela. Como estou trabalhando, eu não tinha o currículo comigo, mas enviei ao diretor por email no dia seguinte. Em poucos minutos ele respondeu agradecendo e me pediu para aguardar notícias.

Passaram-se quinze dias e não recebi nenhum retorno dele. Nesse meio tempo, pesquisei melhor a empresa e a cada informação que descubro, percebo que essa talvez possa ser a melhor oportunidade de minha vida. A minha dúvida é: como posso voltar a abordar o diretor, sem parecer muito ansioso?"


Bom, existem dois tipos de ansiedade. O negativo, que é fruto do nervosismo e que se manifesta quando alguém imagina que não esteja a altura de um trabalho ou de uma vaga. A outra ansiedade é a positiva, e é essa que você está sentindo. Você quer que as coisas aconteçam rapidamente.

Eu lhe sugiro escrever um email para o diretor, dizendo exatamente isso. Que você está ansioso como nunca esteve, porque não quer deixar passar o que considera ser a grande oportunidade de sua carreira. Termine colocando-se a disposição em qualquer dia e horário para prosseguir no assunto. Só isso. Não é preciso que você entre em mais detalhes. O diretor já conheceu você, a iniciativa do convite foi dele e ele já está de posse de seu currículo.

O que pode ter acontecido é que outro candidato tenha surgido. Ou que alguém da própria empresa esteja sendo considerado para a vaga. Mas isso não é problema seu. O seu problema é mostrar que você quer a vaga.

Há momentos na vida profissional em que a ansiedade funciona como um freio. Mas, no seu caso, certamente ela será um acelerador.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Ana disse...

Ai! A minha ansiedade me mata muitas vezes!!

Márcia de Albuquerque Alves disse...

a minha ansiedade só me atrapalha!