2010-12-29

Como transformar um 'não' em um plano de ação para 2011 - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/12/2010, sobre como transformar um 'não' do chefe em uma oportunidade de crescimento profissional.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como transformar um 'não' em um plano de ação para 2011

dizendo não
Mensagem de uma ouvinte que perdeu o rumo. Ela escreve o seguinte: "Como você mesmo disse, nessa época de fim de ano, parece que as pessoas ficam melhores. Aconteceu com o meu gerente. Normalmente ele é meio fechadão, mas este mês ele andava solícito e bem humorado. E eu pressenti que seria uma boa hora para conversar com ele sobre a minha carreira.

O gerente me recebeu com simpatia e me perguntou sobre o quê eu queria conversar. Eu expliquei que estava na empresa há quatro anos, sempre na mesma função e perguntei se havia algum plano futuro para mim. Sem sequer piscar, o gerente me respondeu numa única palavra: não. E eu perdi o rumo. Eu não sabia se reclamava, ou agradecia a sinceridade dele, ou sei lá. Saí da sala sem dizer nada e estou até agora em estado de choque. Como devo interpretar esse 'não' tão seco?"


Bom, você deve interpretá-lo pelo valor de face. Não é não. Existem várias situações na vida pessoal em que alguém diz não, mas no fundo está querendo dizer talvez, ou até sim. Profissionalmente, porém, um 'não' dito por um superior hierárquico não tem duas interpretações.

Como você já tem a resposta, cabe-lhe agora procurar uma boa explicação para ela. Nada impede que você volte à sala do gerente e pergunte: "Por que não?"

Mas eu lhe sugiro fazer isso de forma mais afirmativa. Pergunte a ele o que você precisa fazer no ano que vem para que a resposta se transforme num 'sim'. O fato de você estar há quatro anos na mesma função não é motivo suficiente para a empresa lhe oferecer uma promoção ou um aumento. Há outros fatores que pesam mais. Por exemplo, atualização, liderança, pró-atividade e desempenho funcional acima da média dos demais colegas. Uma coisa dessas, ou mais de uma, ou todas elas, está engessando o seu desenvolvimento profissional.

Você fez uma pergunta e obteve uma resposta. Mas não estava preparada para ouvir o que ouviu. Aproveite este restinho de dias em que o gerente está solícito e bem humorado, e desta vez se prepare para ouvir algo que você provavelmente não irá gostar de ouvir. Mas que você deve absorver e transformar num plano de ação para 2011.

Um não é sempre um não. Mas nem todo 'não' é para sempre.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: