2011-01-01

Falta de reconhecimento ocupa o topo da lista de insatisfações - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 31/12/2010, sobre como a falta de reconhecimento pesa no clima da empresa, e como o elogio é a forma mais eficaz de combatê-la.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Falta de reconhecimento ocupa o topo da lista de insatisfações

reconhecimento profissional
Eu guardei para comentar hoje, por achar o dia do ano mais apropriado para isso, algumas mensagens que recebi nos últimos meses. Elas vieram de gestores de Recursos Humanos de empresas que anualmente fazem pesquisas de clima para descobrir o que os funcionários estão gostando mais ou gostando menos.

Invariavelmente, o que os funcionários mais têm reclamado é a falta de reconhecimento. Isso até pode incluir o salário, mas na maioria das pesquisas, a remuneração é um item à parte, que normalmente fica em quarto ou quinto lugar na lista de desejos dos funcionários.

Creio que uma das mensagens resume todas as outras. Escreve uma gerente de Recursos Humanos: "Na primeira pesquisa de clima, há 3 anos, a falta de reconhecimento ficou no topo da lista. Instituímos então um programa de avaliação individual de desempenho. No ano seguinte, lá estava, de novo, a falta de reconhecimento em primeiro lugar. Implantamos um plano de carreira para todos os funcionários, mas não adiantou. O reconhecimento teimosamente continuava a ser o destaque. Este ano colocamos em prática um programa de premiação aos melhores funcionários de cada mês, em cada setor. Mas, na pesquisa de clima que acabamos de fechar, o reconhecimento continua no topo da lista. O que estamos deixando de ver?"

Bom, tudo o que a nossa ouvinte mencionou é reconhecimento. Mas são programas que vão premiar ou incentivar alguns funcionários, não todos. Reconhecimento é o funcionário ser elogiado a qualquer momento pelo superior imediato, com a mesma rapidez com que é criticado quando comete um erro. O elogio na hora certa não precisa de um programa regulamentado. Ele é espontâneo.

O que acontece quando Recursos Humanos implanta um programa de reconhecimento é que o superior imediato transfere para esse programa, algo que cabe a ele, e que se espera dele: dizer parabéns quando alguém faz um trabalho bem feito. Esse é o único tipo de reconhecimento capaz de abranger 100% dos funcionários. Todos os outros programas tendem a premiar as exceções e a servir de exemplo para os demais. Só que os demais são a maioria dos que respondem à pesquisa de clima.

Fica a dica para o próximo ano. Elogiar a quem merece e na hora em que mereceu. Além de ser eficiente, esse é o único programa de reconhecimento que tem custo zero para a empresa.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: