2011-01-30

Filme: Incontrolável

Um veículo desgovernado e acelerando ameaça a vida de algumas pessoas. Essa é a estrutura básica pra um sem número de filmes, muitos ruins, estilo da sessão da tarde atualmente. Exceções existem, e Incontrolável (ou, no original, Unstoppable) é uma delas.

filme incontrolável poster cartaz chris pine denzel washington

Desta vez, a história é de um trem desgovernado e sem ninguém dentro, que carrega uma carga tóxica e, devido ao seu tamanho e carga (com muito peso), é quase impossível de ser parado. Isso não impede, entretanto, os protagonistas Frank (Denzel Washington) e Will (Chris Pine) de tentarem, sendo que eles são os únicos a terem uma real chance. Claro que a diretoria da empresa de trens não concorda, e a única aliada deles é Connie (Rosario Dawson), a gerente da estação de onde o trem desgovernado partiu.

Inspirado em fatos reais, o roteiro é simples, mas eficaz. De certa maneira, ele lembra os filmes-catástrofe de umas décadas atrás, quando a ameaça era relativamente pequena (hoje em dia, o mundo explode a cada filme) e os heróis e vilões eram bem nítidos, uma visão de mundo quase preto e branco.

filme incontrolável poster cartaz chris pine denzel washington

Incontrolável é tecnicamente excelente. A edição com seus cortes rápidos impõe um nervosismo e uma inquietude necessária ao clima do filme, embora os cortes não sejam ridiculamente rápidos a ponto de não se poder situar cada plano. Aliás, a inserção de planos do ponto de vista de câmeras de TV, que acompanham o trem desgovernado, imprime um toque de realismo interessante, sem nunca parecer forçado. Além disso, o uso da câmera na mão, com imagens tremidas, também impõe um senso de urgência e ação ao filme.

filme incontrolável poster cartaz chris pine denzel washington

Assim como um trem, Incontrolável começa lento e aos poucos aumentando o seu ritmo, terminando de maneira alucinante. Mesmo que saibamos o desfecho (será que alguém acredita que o trem não vai parar e pouca gente vai se machucar?), o filme consegue nos deixar ansiosos.

Boa parte do charme de Incontrolável vem da dupla de protagonistas. Tanto Washington quanto Pine fazem ótimas atuações, deixando seus personagens muito humanos, com seus dramas pessoais, frágeis diante do enorme maquinário do trem que devem parar. É aquela velha história das pessoas comuns que se vêem numa situação difícil em que podem fugir ou tentar serem heróis. Apesar de manjado, funciona.

filme incontrolável poster cartaz chris pine denzel washington

Enfim, Incontrolável apesar de partir de um conceito simples, é um excelente filme. Com atuações excelentes e uma técnica invejável, é um daqueles filmes que, lendo só a sinopse, a gente não dá um centavo, mas depois de assistí-lo, acha ótimo.

Trailer:



Para saber mais: crítica no Omelete.

2 comentários:

Ana P. disse...

Eu queria gostar de filmes tanto quanto você.

Mas só passei aqui pq eu tava relendo uns posts antigos do Coffee, e tem um comentário seu lá da época que vc meio que tinha desistido de blogar. Lembra?

Ainda bem que você não desistiu, era isso que eu queria vir aqui dizer.

:)

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION


CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

José
Ramón...