2011-01-02

Filme: Você Vai Conhecer o Homem Dos Seus Sonhos

Muitos dos filmes (senão todos) do diretor Woody Allen são construídos em torno de um tema ou uma mensagem central. Às vezes, ele acerta de maneira fenomenal, como em Match Point (cujo mote central era que no jogo - da vida - muitas vezes vale mais ter sorte do que qualquer outra coisa), ou então em Tudo Pode Dar Certo (este, já entregando a sua mensagem no título original, que é: na vida, às vezes você se contenta com que dá). Em outras, Allen entrega filmes que fazem jus a fama (às vezes injusta) que filmes cult têm, de serem chatos e pedantes. O novo filme de Allen, Você Vai Conhecer o Homem Dos Seus Sonhos (ou originalmente You Will Meet A Tall Dark Stranger), é dessa última categoria.

filme você vai conhecer o homem dos seus sonhos poster cartaz

Você Vai Conhecer o Homem Dos Seus Sonhos tem um gênero meio indefinido, mas eu o classificaria como uma comédia desromântica. Sem graça. Longe de ter os diálogos afiados e cheios de sarcasmo de um Tudo Pode Dar Certo, o novo roteiro de Allen até tenta ser engraçado (como quando mostra a vidente charlatã), mas não consegue. Há algumas poucas cenas mais engraçadas, em que a graça advém de certas ironias do "destino" (como quando um personagem olha pela janela vendo o seu passado), mas nada que valha mais do que um sorriso.

filme você vai conhecer o homem dos seus sonhos
A história de Você Vai Conhecer o Homem Dos Seus Sonhos nos conduz a uma família londrina. Já com uma certa idade, Alfie (Anthony Hopkins) deixa Helena (Gemma Jones), mulher com quem conviveu a vida inteira e formara uma família, em busca da sua juventude perdida. Helena não se recupera bem da separação, e acaba caindo na conversa fiada de uma "vidente". Alfie se envolve com a garota de programas Charmaine (Lucy Punch), enquanto a sua filha Sally (a sempre linda Naomi Watts), casada com Roy (Josh Brolin), enfrenta problmeas conjugais e profissionais ao desenvolver uma queda pelo patrão Greg (Antonio Banderas), ao mesmo tempo em que Roy se encanta pela mulher de vermelho da janela vizinha, Dia (Freida Pinto, a bela mocinha de Quem Quer Ser um Milionário).

filme você vai conhecer o homem dos seus sonhos
Você Vai Conhecer o Homem Dos Seus Sonhos tem um ritmo teatral, em que os diálogos conduzem a trama mais do que as imagens. Exemplo perfeito disso é o longo plano no apartamento, em que Roy, Sally e sua mãe discutem (uma das poucas cenas interessantes). Infelizmente, a presença do um narrador no filme dá a impressão de que Allen simplesmente ficou com uma certa preguiça, deixando a cargo da narração eventos importantes para a história, ao invés de mostrá-los.

filme você vai conhecer o homem dos seus sonhos
Apesar do bom elenco reunido, Você Vai Conhecer o Homem Dos Seus Sonhos mal consegue ser mediano. Com vários arcos diferentes, poucos personagens chegam a se desenvolver a contento. O relacionamento entre Roy e Dia, por exemplo, ou é irreal demais, ou teve cenas cortadas, pois não é mostrado nenhum desenvolvimento que leva esses personagens a fazerem suas escolhas. E a mesma coisa afeta o desenvolvimento da personagem de Naomi Watts. Já o personagem de Hopkins se mostra unidimensional e movido a clichês, restando ao ator apenas algumas piadas engraçadinhas.

filme você vai conhecer o homem dos seus sonhos
O destaque vai para Gemma Jones, que não só exibe a melhor performance do filme, como também é agraciada com a melhor personagem, aquela que carrega a mensagem do filme de Allen. Pelo menos a mensagem de Allen, que envolve relacionamentos e amores, é condizente com o que ele vem pregando em seus últimos filmes. Neste, como um personagem mesmo diz, é que "ilusões podem ser melhores que quaisquer remédios".

Enfim, ilusões até podem ser melhores que remédios. Entretanto, com certeza, ilusões não sustentam este filme.

Trailer BR:



Para saber mais: crítica no Cinema em Cena e no Omelete.

Um comentário:

Nilson Jr. disse...

Achei este filme um saco. Consegue ser pior que Scoop. Um Woody Allen preguiçoso.