2011-01-23

'Fui transferido da Região Sul para o Nordeste. Será que terei problemas?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/01/2011, sobre um ouvinte que foi transferido do sul para o nordeste e não sabe o que lhe espera.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui transferido da Região Sul para o Nordeste. Será que terei problemas?'

mudança
"Minha empresa está me transferindo de estado", escreve um ouvinte. "Eu nasci, cresci e moro até hoje numa cidade do Sul e estou sendo transferido para uma capital do Nordeste. Nunca viajei mais de 100 quilômetros na vida, e esta é a primeira vez que vou sair de perto de meus familiares. Aceitei por ser solteiro, pelo reajuste oferecido e por ser uma promoção para um cargo gerencial.

Não tenho nada contra nenhuma região do Brasil, mas vários colegas já me disseram que vou ter problemas, porque lá o ritmo é outro, o tratamento é diferente, coisa assim, que assustam um pouco. Tenho receio de querer impor o meu sistema de trabalho e despertar antipatias logo de saída. Por isso, pergunto: como devo proceder para amenizar o choque, meu e deles?"


Bom, primeiro, se os seus colegas que lhe disseram tudo isso, nunca trabalharam na região Nordeste, a opinião deles deve ser ouvida com restrições. Mas certamente há diferenças. Se você olhar o mapa da Europa, vai perceber que a viagem que você fará é equivalente à distância entre Portugal e Bósnia, com cinco países no meio.

Aí, pense o seguinte: se você estivesse sendo transferido para a Bósnia e não tivesse colegas que ficassem lhe soprando o que você iria encontrar por lá, qual seria a sua atitude? Certamente, seria a de tentar, primeiro, entender a idiossincrasias do país. Não há porque você não adotar o mesmo processo, mudando de um extremo para outro do Brasil.

Ao chegar ao seu destino, tire um tempo para visitar os locais mais pitorescos. Leia sobre a história, a cultura, os hábitos, os alimentos, a música e as festividades da cidade. Aprenda as expressões locais e faça perguntas a seus novos subordinados sobre a terra deles, evitando fazer comparações com a sua cidade do Sul, a não ser que a comparação seja favorável ao Nordeste.

Tudo isso nada mais é do que aquilo que você também esperaria de alguém do Nordeste que fosse transferido para a sua cidade no Sul. Depois que você estiver enturmado, o seu trabalho será tranquilo. E talvez você é que comece a achar o seu ritmo anterior era meio insano.

Uma última observação. Eu conheço muita gente que foi transferida do Sul para o Nordeste. Todos pensavam em bater e voltar, mas a maioria continua por lá e não quer mais regressar. Portanto, relaxe e aproveite o melhor que puder essa oportunidade, pessoal e profissionalmente.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: