2011-01-23

'Meu chefe é calado e quase ninguém conversa no meu novo emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/01/2011, sobre um ambiente de trabalho silencioso devido a um chefe calado.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu chefe é calado e quase ninguém conversa no meu novo emprego'

ambiente de trabalho
Uma ouvinte escreve para dizer que mudou de emprego e que está tudo bem, tudo certo. Ou quase tudo, porque nada é perfeito. Ela só tem uma queixa: um chefe que não conversa. A nossa ouvinte escreve o seguinte:

"Em minha empresa anterior, havia um clima mais camarada, para não dizer festivo. Os colegas conversavam bastante, sem que isso interferisse no trabalho de cada um. E o chefe era o que mais conversava. Ele ficava circulando, fazendo perguntas, contando histórias e rindo das piadas de meus colegas. O ambiente na empresa atual é o contrário. Quase ninguém conversa, e eu acredito que seja porque o chefe é calado. Mudo. Estou aqui há quinze dias e acho que não ouvi meu chefe falar nada além de ‘bom dia’ e ‘boa tarde’. Quando algum colega vai à sala do chefe para perguntar alguma coisa, a conversa raramente ultrapassa um minuto.

Por tudo isso, eu me sinto cada vez com menos vontade de vir trabalhar. É como se eu fosse todo dia a um velório, com a diferença que já fui a velórios bem mais animados. O que eu devo fazer para me acostumar a esse silêncio, já que o salário é bom e não pretendo mudar de emprego?"


Vamos lá. Talvez ouvir música com o fone de ouvido ajudasse, mas não já, senão iria parecer que você é que está querendo distância. Mas você fez algo até comum quando alguém sai de uma empresa para trabalhar em outra, que é imaginar ou esperar que todas as coisas positivas do emprego anterior irão se repetir no emprego seguinte.

O ambiente de trabalho é a face mais visível dessa expectativa. Ao sair de um ambiente festivo, você muito provavelmente nem considerou a possibilidade de que o novo ambiente pudesse ser o oposto.

Mas a grande pergunta é: se você soubesse disso, teria recusado o emprego? Muito provavelmente não, porque você mesma disse que está satisfeita com o salário e não fez nenhuma outra reclamação.

Para mim, parece claro que o jeito caladão do seu chefe influiu no comportamento dos subordinados, que assumiram uma postura idêntica à dele. Ou por comodidade, ou por receio. Mas posso lhe garantir que se a remuneração é boa e o ambiente é ético, você acabará por se acostumar com o silêncio, e até a gostar dele.

Acredite que existe muita gente que gostaria de trabalhar num lugar assim, quieto, compenetrado, sem algazarra, nem diz-que-diz. Você conseguiu. E agora, só precisa se adaptar a um ambiente que não é pior, é apenas diferente.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: