2011-02-07

'Ao iniciar a frase com "eu acho", fui interrompida e constrangida pelo diretor'

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/02/2011, com um relato de um diretor meio babaca e o uso do verbo achar.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Ao iniciar a frase com "eu acho", fui interrompida e constrangida pelo diretor'

diretor gritando
"Passei por uma situação meio constrangedora", escreve uma ouvinte. "Eu fui convidada a participar de uma reunião em minha empresa. Estavam presentes representantes de vários departamentos, e eu estava representando o meu. Quando surgiu uma oportunidade para eu expressar o meu ponto de vista, já que o assunto era pertinente à minha área, eu comecei a frase com 'eu acho' e fui interrompida pelo diretor que coordenava a reunião. Ele me disse: 'quem sabe, fala, quem acha, fica quieto até saber'. Não falei mais nada até o final da reunião. Não soube como reagir na hora e não sei até agora."

Vamos lá. Existem dois motivos para o diretor ter falado o que ele falou. O primeiro é a neurolinguística. Ela ensina que você deve sempre usar frases afirmativas, positivas, e quando possível, impositivas. O segundo motivo é o marketing pessoal. O diretor passou uma imagem de alguém assertivo, direto ao ponto, focado na questão.

Dito isso, vamos ao que interessa. Você, eu e nossos ouvintes, todos sabemos que "eu acho" não significa "não sei", ou "tenho dúvidas", ou "estou chutando".

Uma vez no início da minha carreira, eu me lembro de ter preparado um relatório para o meu chefe, e ele me disse: "Acho que você poderia ter feito melhor". Eu nem por um instante pensei que ele estivesse me convidando a refletir sobre o relatório. Ele estava me dizendo que o relatório estava uma porcaria. Se ele tivesse dito: "Tenho a certeza de que você pode fazer melhor", isso não faria me sentir feliz ou aliviado.

Outra coisa interessante: quem se der ao trabalho de procurar um dicionário, irá descobrir que o verbo achar é muito positivo. "Eu acho" significa "tenho uma opinião, quero compartilhar o que penso". Mas um dos sentidos registrados é o mais explicativo de todos. "Achar" significa "ter uma ideia firme, decidir, resolver". É claro que existe gente que diz "eu acho" e não sabe o que está falando. Mas quem diz "eu sei" ou "eu acredito" também corre esse risco. A simples afirmação inicial não é um atestado de sabedoria.

Então, voltando à pergunta de nossa ouvinte, após o diretor ter dado aquela demonstração pública e desnecessária de estrelismo, eu acho que ela deveria ter simplesmente continuado a frase que havia começado. O conteúdo da frase mostraria que ela sabia muito bem o que estava achando.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Unknown disse...

Andarilhamigo

Na Minha Travessa há livros e outros prémios no novo PASSATEMPO/CONCURSO. Podes ganhar, vencendo, hahahaha, tal como aconteceu à nossa Afrodite.

E parabéns pelo teu blogue, como já te disse no outro. E esta Zumbie é um espantooooooo!!!!

Qjs = queijinhos = beijinhos
Abs