2011-02-25

'Como devo proceder ao ser demitido?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/02/2011, sobre o que fazer ao receber a notícia da demissão.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como devo proceder ao ser demitido?'

depressão demitida
"Como devo proceder ao ser demitido?", pergunta um ouvinte que explica a sua situação. "Confidencialmente", diz ele, "através de uma pessoa que trabalha na área de administração, chegou a meus ouvidos que estou para ser dispensado. Não sei ainda o motivo. Não tenho ouvido críticas ao meu trabalho, não sou casca-grossa com os colegas e nunca discuti com o meu chefe. Sei que a minha situação não é nada confortável, mas pelo menos, ao contrário da maioria das pessoas que é dispensada e só fica sabendo no ato, eu pelo menos vou poder me preparar. Então pergunto qual deveria ser o meu comportamento na hora de receber a notícia."

Bom, normalmente a reação do demitido tem muito a ver com a maneira como a comunicação é feita. Nem todo chefe tem sangue frio para dar a notícia de modo impessoal, sem nenhuma emoção. Sem se dar conta, o chefe ou sobe ou baixa o tom de voz. E isso sempre influi na maneira como o demitido reage. Existem chefes que pelo menos preparam um discurso, e se municiam de dados para explicar as razões da demissão, enquanto outros falam o mais rápido possível para se livrar do problema, sem levar em conta de que o problema do demitido é muito maior.

Então, cada caso é um caso. O que eu posso lhe sugerir é que você tente receber a notícia profissionalmente, uma vez que a decisão já estará tomada. Ouça sem interromper, respire fundo, pegue uma folha de papel e sem se alterar, pergunte ao seu chefe o que fez de errado, para que não cometa o mesmo erro no próximo emprego. Anote tudo o que ele falar. Se ele enrolar, mencionando motivos vagos, não se perturbe, anote a enrolação. Quando ele terminar, pergunte se seria possível a empresa estender a sua assistência médica por mais seis meses. Há empresas que fazem isso quando o demitido solicita. Pergunte também se seria possível seu chefe lhe conseguir uma carta de recomendação. Talvez a resposta seja negativa, mas não custa nada pedir. E por fim, agradeça pelas oportunidades que lhe foram dadas, não se desculpe, nem tente explicar nada.

Ao sair com classe, você deixa quem tomou a decisão com a pulga atrás da orelha. Se você soltar os cachorros e ficar disparando acusações, passará a impressão de que a decisão estava correta. Eu sei que não é fácil sair sem se exaltar, mas pensando no futuro, vale a pena você tentar.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: