2011-02-14

'Meu colega quer se sobressair às minhas custas' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/02/2011, sobre como lidar com um colega que quer subir às custas de você.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu colega quer se sobressair às minhas custas'

mulher subindo escada
"Estou vivendo uma situação meio chata", escreve um ouvinte. "Entrei numa empresa há pouco tempo e um de meus colegas parece que me escolheu para ser a escada dele. Tudo o que eu falo, ele retruca. Isso no aspecto puramente profissional. Pelo lado social, ele me trata bem. O problema é que basta surgir uma discussão de trabalho e pronto. Qualquer coisa que eu fale, o meu colega já rebate e diz que não é bem assim, principalmente quando o chefe está ouvindo. Eu nunca fui muito de ficar discutindo, e na maioria dos casos tenho certeza que discutir com meu colega não levaria a nada, só faria com que nós dois perdêssemos o nosso tempo. Como nosso chefe é omisso, só escuta e não fala nada, pergunto qual seria a melhor atitude a tomar."

A melhor atitude é bater de volta. Você avaliou perfeitamente a situação. Pessoas como esse seu colega existem em todas as empresas. Eles querem mostrar que são fortes, e escolhem como alvo alguém que parece fraco, alguém que não vai responder, não vai reagir e não vai argumentar.

Para quem só está ouvindo, como é o caso do chefe, você não está conseguindo se livrar de uma situação incômoda. E não me parece que seu chefe seja omisso. Ele seria se você estivesse sendo ofendido, o que não é o caso, como você mesmo explicou. A questão é profissional. O seu colega está usando você, para mostrar que ele, vamos dizer, tem ascendência, conhecimento e espírito de liderança.

Como você não está ganhando nada com isso, mostre que não é nas suas costas que o seu colega irá subir para se promover. Use argumentos técnicos, da mesma maneira que o seu colega está fazendo, e leve a discussão adiante, sem se alterar e nem escorregar para o lado pessoal.

Como você está há pouco tempo na empresa, esse seu colega deduziu, erradamente, que você seria fraco o suficiente para que ele pudesse se sobressair às suas custas. Mostre que, se ele não abrir o olho e fechar a boca, vai acontecer exatamente o contrário.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

O Divã Dellas disse...

E como existem colegas assim nas empresas. A gente fica de olhos para não cair em ciladas.
Cinthya

O Divã Dellas disse...

Eu nem cheguei a ouvir o audio, mas creio que se trata do mesmo enredo, a mesma tônica, apenas com personagens diferentes... E assim a vida segue, a gente vai escapando.

Verônica