2011-02-28

O aumento de salário - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/02/2011, sobre o processo de aumento salarial em grandes empresas com processos definidos.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O aumento de salário

aumento de salário
Nosso tema de hoje é o aumento de salário. Um ouvinte escreve para dizer que trabalha numa grande empresa, muito boa e coisa e tal, mas reclama que o chefe já lhe prometeu três vezes um aumento, e até agora, nada.

Vamos à explicação.

Toda e qualquer empresa possui um processo para a concessão de reajustes salariais. Pode ser o processo mais informal possível, tipo uma empresa bem pequena na qual o dono acompanha pessoalmente o desempenho de cada funcionário e a qualquer momento pode premiar aqueles que ele acha que devem ser premiados.

Ou então o processo pode ser formal, com avaliações de desempenho anuais e enquadramentos dos mais bem avaliados, em faixas salariais pré-definidas.

A principal diferença entre esses dois processos é que no primeiro tudo depende da vontade de uma só pessoa. E no segundo a solicitação precisa passar por três ou quatro níveis.

Nosso ouvinte trabalha numa empresa organizada, com processos bem definidos. Olhando pelo lado bom, isso dificulta injustiças, como por exemplo, alguém receber um aumento sem merecer. Olhando pelo lado não tão bom, processos definidos engessam as decisões. Se a avaliação anual é feita em outubro, muito dificilmente alguém receberá um aumento em março.

Casos excepcionais são levados pelo chefe ao gerente, que leva ao diretor, que fala com o presidente, ou apresenta a situação a um comitê de remuneração. Esse comitê avaliará o impacto que esse aumento poderá causar nos colegas do mesmo setor ou de outros setores. E quase sempre decide que é melhor perder um funcionário do que segurá-lo e ter problema com vários outros.

O nosso ouvinte trabalha numa empresa assim: grande, organizada, cheia de processos. O chefe de nosso ouvinte é bem intencionado e deve ter encaminhado o pedido de aumento. Mas as pessoas que de fato tomarão a decisão, talvez nem saibam que é o nosso ouvinte. Elas irão avaliar a função, o salário pago por ela e compará-lo com o mercado está pagando.

Por tudo isso, o chefe direto do nosso ouvinte não poderia fazer promessas, já que não tem o poder para cumprí-las.

O que o nosso ouvinte pode fazer é conseguir uma proposta melhor. Se ele de fato ganha menos do que vale, a proposta aparecerá. E aí o nosso ouvinte poderá sair ou negociar a permanência. Em grandes empresas, é isso que destrava processos e força quem pode tomar a decisão final a decidir mais rapidamente.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: