2011-03-15

'Fui promovida, mas não recebi nenhum aumento' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/03/2011, sobre como uma gentil ouvinte pode questionar o aumento que não veio quando ela foi promovida.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui promovida, mas não recebi nenhum aumento'

aumento salário
Uma gentil ouvinte escreve: "Olá, fui promovida. Teve até uma festinha no meu setor e o gerente fez um belo discurso. Isso faz seis meses. Assumi a nova função que venho desempenhando sem nenhum problema. Só que não recebi nenhum aumento até agora. Imaginei que um reajuste seria natural, tanto que nem me preocupei em perguntar. Estou tentando entender o que aconteceu. Será que a intenção da empresa era me promover com o mesmo salário? Isso não seria ilegal? E se não for, como eu falo com o meu gerente?"

Vamos começar pelo lado legal. Se outros funcionários desempenham exatamente a mesma função que você, a empresa teria a obrigação de equiparar você a eles. Caso contrário, não necessariamente uma promoção obriga a conceder um aumento, embora seja lógico pensar, como você pensou, que isso seria natural.

Considerando as hipóteses mais prováveis, pode ser que antes da promoção você já estivesse na faixa salarial do seu novo cargo. Ou quem sabe, alguém esqueceu de dar andamento ao processo.

Eu sugiro que você comece por aí. Chegue gentilmente e diga ao gerente: "Desculpe, mas acho que o meu processo de reajuste deve estar parado em algum lugar." Se o gerente perguntar: "Que reajuste?" A resposta será: "O da minha promoção."

Isso porque não seria uma boa estratégia você perguntar se o reajuste existe. Já seria uma confissão de que você entenderia caso ele não existisse. E no mínimo, qualquer que seja a explicação que o seu gerente venha lhe dar, ele ficará ciente de que você não está nem um pouco satisfeita com a enrolação. Sem que você precise usar essas palavras tão pouco gentis.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: