2011-03-09

'Não vejo possibilidade de crescimento na empresa onde trabalho há três anos' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/03/2011, sobre uma ouvinte que quer subir na carreira, mas não acha oportunidade na empresa em que trabalha.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não vejo possibilidade de crescimento na empresa onde trabalho há três anos'

oportunidade carreira
"Tenho um bom currículo", escreve uma ouvinte, "e não posso reclamar do meu salário. Também não tenho queixas contra a empresa em que trabalho há três anos. É uma empresa grande e sólida. O que me preocupa é que completei 29 anos e não vejo possibilidades internas de crescimento. Então decidi espalhar o meu currículo pelo mercado e fazer contatos com pessoas conhecidas. A receptividade foi muito boa, consegui até agora, quatro propostas para mudar de emprego.

Porém, todas essas propostas foram para fazer a mesma coisa que estou fazendo, e com um salário semelhante. Eu imaginava que conseguiria dar um salto, assumindo uma função gerencial. Mas parece que nenhuma empresa quer contratar como gerente alguém que nunca foi gerente. Esse é o meu dilema. Não vejo perspectivas aqui onde estou e não encontro uma empresa que queira apostar em mim. O que está me faltando?"


A nossa ouvinte tem razão. São bem poucas as empresas que contratariam alguém sem experiência gerencial para um cargo de gerente. A maioria das promoções acontece dentro da própria empresa. Então, a nossa ouvinte teria que mudar para uma empresa que oferecesse mais oportunidades.

Antes disso, porém, eu sugiro que nossa ouvinte faça uma avaliação mais crítica de si mesma. Na empresa grande e sólida que ela trabalha, certamente ocorreram promoções a cargos gerenciais nos últimos anos. Quase certamente, pessoas até mais jovens que nossa ouvinte foram promovidas. Portanto, a questão não é de falta de oportunidade. É da falta de algo que essas pessoas demonstraram, e a nossa ouvinte ainda não. Observando essas pessoas, a nossa ouvinte descobrirá o que é. Liderança, talvez. Ou marketing pessoal, ou resultados. A lista pode ser grande, mas eu começaria por essas três coisas. Uma delas, ou talvez todas elas, é a resposta que a nossa ouvinte está procurando.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: