2011-03-10

Os 'amigos do rei' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/03/2011, sobre empresas em que quem progride são apenas os "amigos do rei".

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Os 'amigos do rei'

rei bobo da corte
"Entrei em uma empresa com todo o gás", escreve um ouvinte. "Mas logo no primeiro dia um colega melou o meu entusiasmo quando me disse: 'Esquece, aqui só vai pra frente quem é amigo do rei'. Daí eu pergunto: como é que a gente se torna amigo do rei?"

Bom, essa expressão botou num poema de Manuel Bandeira, que queria ir embora para Pasárgada, onde poderia ter tudo o que queria e do jeito que quisesse, por ser amigo do rei. A Pasárgada do poema é utópica, mas existem empresas bem reais em que os bons cargos são, de fato, reservados aos amigos do rei, que pode ser o dono, o patrão ou o diretor mandão.

Em empresas assim, ficam em segundo plano o conhecimento e o talento, a vontade e a criatividade. O que conta é a confiança daquele que manda naquele que não apenas obedece, como também sabe quais artifícios precisa usar para cair nas graças do rei.

Eu recomendo ao nosso ouvinte que, primeiro, preste bem atenção ao ambiente da empresa, para se certificar de que ser amigo do rei é mesmo a principal referência usada nas promoções. Pode ser que o colega insatisfeito tenha dito essa frase para desculpar a ele mesmo, por não ter conseguido progredir na carreira.

Mas se a frase se mostrar verdadeira, o melhor é fazer como Manuel Bandeira, e ir embora. Ir para uma empresa em que currículo rima, mas não se mistura com ridículo. Em que competência rima, mas não se mistura com subserviência.

Eu conheci vários profissionais que se vangloriavam de ser amigos do rei. Até descobrir o óbvio: o rei nunca tem amigos. Ele tem súditos e servos. E o nosso ouvinte não vai querer ser nenhum dos dois. Porque num momento de mau humor, ou de uma dificuldade financeira, ou mesmo de uma desconfiança sem fundamento, o rei não hesitará em se livrar de qualquer um.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: