2011-04-25

Estudantes de cursos tecnológicos não encontram empregos na área - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/04/2011, sobre como estudantes de cursos tecnológicos podem entrar no concorrido mercado de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Estudantes de cursos tecnológicos não encontram empregos na área

mercado de trabalho
Vou hoje responder a várias mensagens de conteúdo semelhante. Elas vêm de estudantes de cursos tecnológicos, de todas as idades, que não encontram vagas compatíveis com os cursos que estão fazendo. O principal motivo, que quase todos os ouvintes reconhecem, é a falta de experiência.

Há vários casos de ouvintes que estão no mercado há algum tempo e optaram pelos cursos para poder mudar de área. Mas há também muitos casos de jovens que viram nos cursos uma oportunidade para conseguir uma vaga em áreas pelas quais eles têm preferência. O resultado, tanto para os jovens quanto para os mais maduros, é que essas oportunidades não têm surgido. E a pergunta geral é a mesma: qual é o caminho?

Eu diria que, salvo raras exceções, o mercado de trabalho não é uma estrada reta, larga e bem pavimentada. É mais uma sucessão de trilhas estreitas, que se entrecruzam e não raramente confundem a cabeça de quem deseja escolher uma direção e permanecer nela.

Quando alguém decide estudar, só para dar um exemplo, Gestão de Recursos Humanos e não recebe uma única resposta para os currículos que envia, a impressão é de que deve existir algum atalho. E, de fato, existe. Chama-se indicação direta.

Mas então quem não conhece alguém que possa fazer essa indicação estaria definitivamente barrado? Não. É aí que as trilhas do mercado se entrecruzam. Se não há uma vaga na área escolhida, o candidato deve tentar uma vaga em qualquer outra área, em uma empresa que mais tarde possa lhe proporcionar uma transferência para a área desejada.

Depois da recomendação, essa é a opção que mais funciona: a de já estar na empresa quando a oportunidade aparece. Demora mais, é verdade, mas é melhor do que passar muito tempo perseguindo uma única opção que a cada dia se mostra mais difícil.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: