2011-04-08

'Voltei para o antigo emprego, mas agora na função de chefe. E agora?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/04/2011, com uma situação em que um ouvinte volta para o emprego antigo, mas na posição de chefe, e teme como os ex-colegas irão tratá-lo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Voltei para o antigo emprego, mas agora na função de chefe. E agora?'

chefe liderança
"Trabalhei durante quatro anos em uma empresa", escreve um ouvinte. "Saí numa boa, fiquei dois anos em outra empresa e faz um mês recebi um convite para retornar à primeira, numa posição de chefia, que eu não tinha quando sai. Aceitei, feliz com o reconhecimento, e começo na semana que vem. Mas de repente comecei a ter certas preocupações.

Alguns de meus novos subordinados eu não conheço, porque eles entraram depois da minha saída. Mas alguns eram meus colegas de trabalho. Éramos um grupo unidos, brincávamos bastante e fazíamos piada sobre os chefes, como acontece em qualquer empresa. O meu receio é que meus antigos colegas me recebam como seu eu continuasse como mais um da turma e não me vejam como chefe. Também não quero tratar as pessoas que eu já conheço melhor do que aquelas que eu estou conhecendo agora. Estou certo em ter essas preocupações ou estou exagerando?"


Você está certo. Não em relação a todos os seus ex-colegas e agora subordinados, mas certamente em relação a dois ou três. Sempre haverá quem pense que um camarada que virou chefe continua sendo mais camarada do que chefe. E que portanto, as brincadeiras podem ser as mesmas que eram.

É bem possível que você saiba de antemão quem são essas pessoas que poderão influenciar as demais. Se sabe, é bom chamá-las para uma conversa particular já na primeira hora. Peça a colaboração delas. Diga que você não mudou e nem vai mudar, mas que o seu cargo mudou. E você agora será cobrado por seus superiores se não agir como chefe.

Talvez uma dessas pessoas não goste da conversa. E saia comentando que você virou um chato com mania de grandeza.

Bom, e daí? É difícil um chefe ter o carinho irrestrito de 100% dos subordinados. Mas duas coisas um chefe pode ter, se souber dar antes para poder cobrar depois: a confiança e o respeito.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: