2011-05-10

'Cada minuto demora uma eternidade para passar no local de trabalho' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/05/2011, sobre o mais forte sinal de que já está na hora de procurar outro emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Cada minuto demora uma eternidade para passar no local de trabalho'

trabalho tedioso
"Desconfio que está na hora de eu sair desta empresa", escreve um ouvinte, "porque parece que cada minuto demora uma eternidade para passar. Esse seria um sintoma de que está na hora de eu procurar outro emprego?"

Vamos lá. De fato, o tempo que passa vagarosamente pode ser um sinal de que aí não é o seu lugar. Outro sinal frequente é a perda de concentração, várias vezes durante o dia. E o terceiro é a falta de vontade de conversar com os colegas. Mas todos esses sinais podem ser causados por outras preocupações, fora do trabalho, e que acabam se refletindo nele.

Existe, porém, um sinal bem mais claro. Chama-se falta de um modelo. Quando trabalhamos em uma empresa, nós notamos os profissionais que conseguiram dar o passo que nós gostaríamos de dar. Essas pessoas nos mostram que algo que nós desejamos para nossa carreira está dentro das nossas possibilidades.

A percepção de que estamos na empresa errada ocorre quando não vemos uma só pessoa que possa nos servir como parâmetro. Olhamos para todas as que possuem cargos de chefia e vemos nelas a antítese das nossas aspirações. Os motivos para isso podem variar: o jeito delas de falar, a linguagem corporal, a repetição de chavões sem conteúdo. Mas a conclusão é sempre a mesma: eu posso não saber o que quero, mas sei que não quero ser assim.

É essa falta de um modelo que faz o tempo passar lentamente e provoca os demais sintomas de desinteresse pelo trabalho e pela empresa. Acontece que se o padrão de empresa é esse, nada indica que ela irá sofrer uma alteração radical de um momento para outro. Portanto, se você não vê a sua volta um só profissional no qual você possa se espelhar, está mais que na hora de procurar outro espelho.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: