2011-05-26

'Como devo tratar empregos sem registro no currículo e em entrevistas?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/05/2011, sobre como tratar empregos sem carteira assinada no currículo e nas entrevistas de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como devo tratar empregos sem registro no currículo e em entrevistas?'

emprego registro carteira de trabalho
"Meu caso é meio complicado", escreve um ouvinte. "Tenho 30 anos e trabalho desde os 19, portanto já inteirei onze anos de carreira. Só que nesse período tive dois empregos regulares e outros dois sem registro em carteira, que somam três anos. Eu aceitei esses dois empregos para não ficar parado. E confesso que as duas experiências foram boas, embora eu saiba que elas são irregulares perante a lei. Minha dúvida é: como eu trato esses dois empregos em meu currículo e nas entrevistas? Esqueço deles, já que não tenho como comprová-los?"

Claro que não.

Um currículo não é o retrato de sua carteira profissional, é o retrato da sua experiência profissional, seja ela formal ou informal. Você deve mencionar esses dois empregos do mesmo jeito que menciona os outros dois, com o nome da empresa, a função ocupada e uma breve descrição das suas responsabilidades.

É evidente que essas duas empresas, caso sejam contatadas por alguém interessado em contratar você, não irão dar informações a seu respeito. Pode até ser que elas neguem que você trabalhou nelas, porque uma confirmação seria uma confissão de que elas agiram irregularmente.

Mas não se preocupe demais com isso. Em entrevistas, não comece falando sobre esse assunto. Deixe a entrevista caminhar, e ao final dela, mencione os dois empregos informais. E caso você tenha algum documento comprovando que você passou por essas duas empresas, leve-os com você, mas só os mostre ao entrevistador se ele solicitar.

E finalmente, o seu caso não é tão complicado assim. Atualmente, quase a metade dos trabalhadores brasileiros têm empregos sem registro em carteira. É uma situação que está se resolvendo aos poucos e ainda vai demorar anos até ser inteiramente resolvida.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Marilia disse...

Também vivi isso. Tenho curso universitário, mas mesmo assim aceitei esse tipo de trabalho. Mas, me sinto fracassada por isso. Posso reverter isso?

Andarilho disse...

Eu acho que pode, mas só num próximo emprego. Continue tentando achar um novo.