2011-05-27

'Como fazer uma apresentação para um processo seletivo?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/05/2011, sobre como fazer uma apresentação pessoal para um processo de seleção.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como fazer uma apresentação para um processo seletivo?'

apresentação pessoal processo seleção entrevista
Uma ouvinte angustiada escreve: "Estou participando de um processo de seleção em uma empresa na qual eu gostaria muito de trabalhar. Passei pela bateria inicial de testes escritos e fiquei entre os doze finalistas. Agora, na prova final, que será assistida por três avaliadores, a empresa solicitou que cada um dos doze candidatos levasse uma apresentação de cinco minutos, em powerpoint, com o tema 'Quem é você'. Estou angustiada porque não sei o que a empresa está querendo e não quero perder essa vaga."

Muito bem. Esse tipo de apresentação está entrando na moda. A empresa estará avaliando três coisas.

A primeira é a sua capacidade de síntese. Você terá que contar a história de sua vida em cinco minutos.

A segunda é a sua habilidade para montar uma apresentação que seja, ao mesmo tempo, informativa e agradável de assistir.

E a terceira é a sua habilidade de se expressar falando.

Uma dica que eu lhe dou é montar a sua apresentação com imagens e não em textos. Além de mostrar a sua criatividade, será mais agradável para quem estiver assistindo.

Eu lhe sugiro começar listando algumas de suas características pessoais e usar fotos antigas para ilustrá-las. Por exemplo, "sou feliz", com uma foto de você quando era bebezinho, abrindo um sorriso enorme. E em seguida, "mas sei ser séria no trabalho", com uma foto em que você está com a expressão mais séria do mundo.

Liste dez coisas que você é, mas que tenham a ver com a vida profissional. Não use fotos apenas para se gabar, do tipo "essa sou eu de férias".

E lembre que a vantagem de fazer uma apresentação assim é que você poderá treinar bastante. Faça a apresentação para a sua família, até que você memorize cada frase, cada pausa, cada olhar.

E na hora, olhe nos olhos dos três avaliadores e não se preocupe com os outros onze candidatos. Eles é que terão que se preocupar com você.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Amei "esse sou eu de férias", hahaha!!! O pior é quem tem (muita) gente que faz isso, viu? Fala sério.

Beijos, bom finde,

Bela - A Divorciada