2011-05-31

'Menti no currículo e agora estou com medo de ser descoberto' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 31/05/2011, sobre um ouvinte que está preocupado em ser descoberto porque mentiu no currículo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Menti no currículo e agora estou com medo de ser descoberto'

mentira currículo nariz cortando
"Meu nome é Fictício", escreve um ouvinte. Bom, com tanto nome estranho hoje em dia, como Jenifer, que dependendo do caso pode ser escrito com até dezesseis letras, Fictício já começa a parecer um nome normal. Mas o que interessa mesmo é o que o Fictício tem a dizer. E ele diz o seguinte:

"Sugestionado por alguns amigos, cometi algumas incorreções em meu currículo." Abre parênteses, observação minha: o Fictício mentiu no currículo. Fecha parênteses e volta o Fictício: "Meus amigos me disseram que todo mundo faz isso e por isso, eu também fiz. Coloquei dois cursos superiores que comecei a frequentar e que não terminei. Mas a maneira como redigi o currículo dá a impressão de que completei os dois cursos. Como os meus amigos haviam antecipado, consegui um emprego e comecei a trabalhar faz uma semana. Só que estou muito preocupado. Não tenho curso superior e a empresa pensa que eu tenho dois. Se alguém resolver investigar, corro o risco de perder o emprego. O que eu faço?"

Caro Fictício, não apenas você corre o risco de perder o emprego, como pode vir a ser dispensado por justa causa, o que causaria um tremendo estrago em sua carreira profissional.

Há três coisas que você pode fazer. A mais recomendável é confessar. Fale para seu chefe que você errou por desespero de causa. Isso não elimina o risco de você ser dispensado, mas é provável que você escape da justa causa. Ou pode até ser que o chefe seja compreensivo e lhe perdoe.

A segunda opção é pedir a conta enquanto é tempo, com o inconveniente de que você terá que explicar numa próxima entrevista porque saiu da empresa em apenas sete dias. E a terceira é não fazer nada e torcer para que nada aconteça.

Nenhuma das três opções é boa. E é por isso que se deve evitar misturar currículo com ficção.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

Anônimo disse...

hahaha, o título é o melhor!1 impressão minha ou as mulheres são mais espontâneas na hora de escrever. Amei o blog de vcs, estou entrando nesse mundo dos blogs agora. Sou do Rio: www.luisadobrownie.wordpress.com. Força na peruca!!!!!!

Andarilho disse...

Pra não ficar nenhum mal entendido, aqui não tem vcs, é só um, e autor. Não autora.

Diário Virtual disse...

HUAHUAHAUHAUAHUAHAUH bah que situação.... pqp.