2011-05-05

'Posso pedir demissão após uma semana de trabalho?'

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/05/2011, sobre se pedir demissão depois de apenas uma semana é uma boa ideia ou não.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Posso pedir demissão após uma semana de trabalho?'

demissão
"Socorro", escreve um ouvinte. "Eu estava participando de dois processos seletivos", ele diz. "Uma das empresas me fez uma proposta e eu aceitei, porque teria que dar uma resposta imediata e a outra empresa não se manifestava. Comecei a trabalhar e depois de uma semana, aconteceu o que eu temia. A segunda empresa se manifestou e me fez uma proposta muito melhor.

Se eu tivesse recebido as duas propostas ao mesmo tempo e as duas fossem iguais, eu teria dado preferência a essa segunda empresa, porque vejo nela melhores oportunidades carreira. E agora ela me faz uma proposta que além de tudo é mais vantajosa financeiramente. Preciso dar uma resposta até o fim desta semana. O que eu faço? Peço a conta depois de apenas uma semana ou mantenho a palavra empenhada, mesmo não me sentido feliz com o desfecho da história?"


Bom, em minha opinião, que certamente não será a opinião de muita gente, você deve pedir a conta pelo mais óbvio dos motivos. Se você ficar aí, o seu desempenho não será o que normalmente seria. E o resultado é que você acabará prejudicando a empresa que o contratou.

Para ela, é muito melhor ter alguém que veja esse emprego como uma boa oportunidade, do que ter alguém que enxergue o emprego como um golpe de azar. Porque é isso mesmo o que irá acontecer. Mesmo que não queira, você começará a se lastimar. Qualquer fato que não seja do seu agrado fará com que você pense "como seria melhor estar em outro lugar", e nenhuma empresa vai querer um funcionário pensando dessa maneira.

Se você explicar isso com cuidado para o seu chefe, ele não ficará nem um pouco feliz. Talvez não lhe deseje saúde, sucesso e felicidade. Mas acredito que ele entenderá a sua situação e a sua decisão.

Max Gehringer, para CBN.

4 comentários:

Lara disse...

Acho tão injusto o tempo que você trabaha em uma empresa ser ou não importante na sua carteira de trabalho. Quando, mais pra frente, essa pessoa for procurar um emprego e estiver na carteira de trabalho que ela se demitiu em uma semana o pessoal do RH já vai ficar com um pé atrás, mesmo que seja por causa de um emprego melhor. Uma merda!
Acho que na carteira de trabalho só deveria ter o lugar em que a gente trabalhou e o salário, não o tempo. Aí a gente poderia simplesmente mentir pra pessoa que está nos contratando (e escrever isso faz com que a minha índole seja completamente duvidável hehe).
Eu já venho aqui faz um tempão. Eu era =] do blog "Sexo, compras e música clássica", mas meu blog saiu do ar do nada, eu parei de postar mesmo e agora voltei com um novo.
http://notimeless.blogspot.com/
Beijos.

;]

Unknown disse...

Eu quero saber se eu pedir as contas da empresa em uma semana o q acontece?

Unknown disse...

Gostaria de saber quais os meus direito pedindo conta tendo trabalhado uma semana motivo fiquei com problema de coluna este trabalho não dar para mim

Robe disse...

Eu acabei de entrar em uma empresa mais já percebi que não quero ficar por diversos motivos tenho 5 dias de registro, vai sujar minha carteira? Sem contar que vou perder meu seguro né?