2011-06-02

'Como posso conviver com um chefe autoritário?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/06/2011, sobre chefes autoritários.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como posso conviver com um chefe autoritário?'

chefe autoritário
"Tenho um chefe autoritário ao extremo", reclama uma ouvinte. "Ele manda e não escuta. Acredito que esse comportamento é nocivo para a empresa, porque muitas coisas erradas acontecem. E é nocivo para nós, porque o chefe nunca assume a culpa após ter dado uma ordem errada. Como posso conviver com essa situação, já que esse chefe está há muitos anos na função e tem o respaldo do proprietário da empresa?"

Bom, eu já fico meio assustado só de pensar no que seria um chefe autoritário ao extremo, já que todo autoritário é, por natureza, um extremista. Mas eu diria que o problema está no processo de seleção.

A nossa ouvinte não deveria ter sido contratada para trabalhar na empresa em que trabalha. Alguém que a entrevistou deveria ter perguntado como ela se daria com um chefe autoritário ao extremo. E aí ela responderia: "Eu não me daria bem. Porque acredito que um chefe democrático seja mais adequado, não só para mim enquanto subordinada, mas também para as necessidades operacionais e estratégicas da organização".

Bela pergunta e bela resposta. Só que tem um porém. O chefe já existe. Está lá faz tempo. Tem o apoio do dono e não vai mudar de atitude, porque certamente foi essa atitude que fez o dono acreditar e confiar nele.

Então, se o entrevistador tivesse feito a pergunta certa e a nossa ouvinte tivesse dado uma resposta sincera, tudo teria sido resolvido de maneira rápida e pacífica. O entrevistador diria a nossa ouvinte que iria procurar outra candidata. E a nossa ouvinte iria procurar uma empresa que se afinasse com o seu pensamento mais liberal em relação a chefia.

Na presente situação, eu diria a nossa ouvinte que ou ela muda ou ela muda. Ou de postura ou de chefe. Mas concordo inteiramente com as ponderações dela. E lamento que ponderação seja uma palavra que não consta no dicionário dos chefes autoritários ao extremo.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: