2011-06-28

'Devo fazer faculdade para prestar concurso público mesmo com 34 anos?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/06/2011, sobre fazer faculdade aos 34 anos para tentar um concurso público.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo fazer faculdade para prestar concurso público mesmo com 34 anos?'

loucura trabalhador
"Tenho 34 anos, sou casado e tenho dois filhos pequenos", escreve um ouvinte. "Sou auxiliar de produção e parei de estudar após concluir o ensino médio. Ouvi seu comentário semana passada sobre a relação entre idade e salário. E no meu caso, a conta bateu certinho. Estudei pouco e ganho pouco. E se entendi bem o seu comentário, corro o risco de ganhar cada vez menos se não fizer nada, porque os jovens que estão entrando no mercado de trabalho terão muito mais cursos do que eu.

Então, eu pensei: se eu fizer uma faculdade, vou me formar com 38 ou 39 anos. E aí, eu poderia prestar um concurso para algum órgão público e garantir a minha estabilidade profissional pelo resto da vida, com um salário que eu nunca conseguiria se continuasse no rumo em que estou.

Muita gente que eu conheço me diz que eu fiquei louco. Um pouco porque vou ter que trabalhar de dia e estudar de noite, algo a que não estou acostumado. E tem também quem me fala que depois de ter passado 18 anos longe da escola, eu não vou conseguir aprender nada. Pergunto se o que estou pensando é mesmo loucura."


Bom, se for, é uma loucura muito saudável. O curso superior permitirá que você tenha mais oportunidades do que tem atualmente, mesmo na sua própria empresa, ou em outra empresa.

E o projeto do concurso público faz sentido, porque você não precisará participar de entrevistas, não necessitará de experiência anterior e principalmente, não terá que ficar dando explicações sobre a sua decisão tardia.

E finalmente, aconteça o que acontecer, você será um exemplo para seus filhos e para muita gente que o conhece e que fica dizendo que o tempo passou e que agora é muito tarde. Vá em frente porque loucura sadia não tem idade.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: