2011-06-30

'Dívidas estão influenciando em meu trabalho' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/06/2011, sobre pedir um empréstimo a empresa para cobrir dívidas que estão começando a influenciar no desempenho do trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Dívidas estão influenciando em meu trabalho'

dívidas nas costas
"Fiz dívidas que não deveria ter feito", escreve um ouvinte. "E o resultado é que a preocupação começou a influir em meu rendimento no trabalho. Meu superior já me alertou sobre a minha perda de concentração. E ele tem razão, só que ninguém sabe que eu tenho essa dívida. E temo que a minha queda de rendimento possa ser atribuída a outros fatores, como desinteresse pelo trabalho. Pergunto se seria viável abrir o jogo e pedir um empréstimo para a empresa em que trabalho."

Sim, se você já esgotou todas as fontes possíveis, seria viável. As próprias empresas sempre afirmam que nada têm a ver com a vida pessoal de seus empregados, a não ser quando algo começa a interferir no trabalho deles, porque isso transforma o problema da pessoa num problema para a empresa.

Explique a situação para o seu superior, deixe claro que os lapsos de concentração se devem a esse fator externo e pleiteie um empréstimo, a ser descontado em seu pagamento. Leve para essa conversa um cálculo preciso do valor que você necessita e o número de meses que levará para amortizá-lo. Aí, tudo irá depender da sensibilidade do seu superior e da existência, ou não, de normas da empresa para empréstimos pessoais.

É uma pena que a sua empresa não tenha uma cooperativa de crédito ou, se ela for uma empresa pequena, é uma pena que não seja associada a uma cooperativa setorial. Existem milhares de cooperativas desse gênero no Brasil, e informações sobre como elas funcionam podem ser encontradas facilmente na Internet.

O nosso ouvinte não poderia se beneficiar delas neste momento, porque é preciso um período de carência antes de solicitar um empréstimo. Mas essa é uma sugestão que muitos ouvintes, que hoje não têm problemas financeiros, poderiam apresentar às empresas em que trabalham, com calma e bem antes que os problemas eventualmente apareçam.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: