2011-06-13

'Não sei quando devo chamar as pessoas de senhor ou você' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/06/2011, sobre o tratamento que deve ser dado às pessoas.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não sei quando devo chamar as pessoas de senhor ou você'

educador
Um ouvinte tem uma dúvida muito educativa. Ele diz: "Tenho 45 anos e não sei mais quando devo tratar alguém por 'senhor' ou por 'você'."

Bom, o tratamento é uma questão de reconhecimento. Ele pode ser formal, como é o tratamento devido a uma autoridade pelo título que é conferido a ela durante o exercício de um cargo. Nesse caso entram as excelências, as eminências, os meritíssimos. E essa reverência verbal é uma exigência do protocolo e não uma escolha pessoal de quem se dirige a uma autoridade.

O segundo tipo de tratamento é o que dedicamos a profissionais liberais. A maioria de nós usa doutor e senhor quando conversa com um médico, e essas palavras saem naturalmente. E o terceiro tipo é o com base apenas no respeito pela idade.

Agora vamos transferir tudo isso para o ambiente de trabalho. Se um subordinado de 50 anos de idade conversa com seu chefe, que tem 30 anos de idade, qual é o tratamento que um e outro devem usar? O de senhor. Ao subordinado, pela idade. Ao chefe, pelo cargo. O que um realmente pensa do outro nem entra em cogitação.

Em países com mais educação que o Brasil, é assim que funciona. No Brasil, nós temos um histórico de informalidade e de irreverência que há muito tempo já descambou para a falta de respeito, tanto à autoridade quanto à idade. Se por exemplo, um engenheiro concluiu um doutorado aos 28 anos, nem passa pela cabeça de um colega de trabalho começar a chamá-lo de doutor, a não ser como piada.

Ao nosso ouvinte, eu daria a sugestão mais simples. Em caso de dúvida, use senhor e senhora, e só mude o tratamento se a pessoa pedir. Talvez isso soe meio fora de moda, mas eu lhe garanto que, no íntimo, qualquer pessoa aprecia ser tratada com deferência.

A educação é como uma corrente. Quanto mais forem os bons exemplos, mais forte ela se torna.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

Lucianaweb disse...

Uma professora da Faculdade com quem trabalhei pediu para chamar pelo nome ao invés de Professora, pois já considerava amiga. Mas disse que preferia continuar falando o Professora antes do nome dela, pois ela tinha feito por merecer o título, tal qual os profissionais que conseguem o diploma de doutorado merecem ter o Doutor antes do nome.

Além de educação também é a consideração.

Anônimo disse...

Tenho 40 anos e como a maioria das pessoas dessa geração aparento menos idade e não gosto de ser chamada de Senhora, na verdade fico em choque, me sinto ofendida não consigo me acostumar com essa palavra.
Em relação ao título de Doutor, participei de uma palestra de um professor com Doutorado e que disse o seguinte: Quando chegamos ao topo da pirâmide com o título de Doutorado, devemos inverter a pirâmide e servir quem está acima, Mestres, Pós-graduados e assim por diante. Esse foi o maior exemplo de humildade que ficará gravado para sempre na minha.

Anônimo disse...

Tenho 29 anos não mostro velho um dia uma mulher de 42 anos michamo de senhor fiquei meio triste pq tipo ni lugar de otoridade sim pode chamar qual que um pq é respeito mais nas ruas e meio estranho principalmente pessoas bem mais velha chamar vc de senhor e vc chama ela de vc