2011-07-25

As lições coorporativas baseadas no vexame brasileiro na Copa América - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/07/2011, com uma lição corporativa que pode ser tirada do futebol brasileiro.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

As lições coorporativas baseadas no vexame brasileiro na Copa América

lições corporativas vexame brasileiro copa america
"Gostaria de ouvi-lo comentar sobre as lições corporativas que poderíamos tirar do vexame da Copa América", pede um ouvinte.

Em termos técnicos eu dificilmente poderia dizer alguma coisa que não tenha ainda sido dita pelos catedráticos esportivos. Mas uma coisa me chamou a atenção: as reações que sempre ocorrem após as disputas por pênalits. Nas entrevistas do técnico do time vencedor, as perguntas feitas pelos repórteres são todas positivas. Nas do técnico perdedor, são todas negativas.

Aconteceu de novo para quem viu, após a partida Brasil e Paraguai. O técnico paraguaio foi exaltado pelo futebol que a sua equipe não mostrou. E o técnico brasileiro ficou meia hora sob pressão, como se o Brasil tivesse sido massacrado em campo pelo Paraguai.

Mas vamos imaginar que o contrário tivesse acontecido na hora dos pênaltis, o que teria sido perfeitamente possível. O Paraguai erraria quatro e o Brasil marcaria dois. Aí, as entrevistas posteriores teriam mudado de tom. O técnico brasileiro explicaria numa boa que o Brasil dominou o jogo inteiro e perdeu cinco gols feitos, enquanto o técnico paraguaio teria que explicar porque a sua equipe não deu um único chute decente na direção do gol em 120 minutos. Ou seja, o jogo em si, o que realmente aconteceu, ficou em segundo plano nas entrevistas. E a emoção superou a razão.

Agora vamos às empresas. Em todas elas, alguma coisa vai sair errada algum dia. Ou todos os dias. São fatos isolados, inesperados, que não refletem o que a empresa realmente é. E nem significam que a empresa é dirigida por um bando de incompetentes. A conclusão deve ser tirada pelo conjunto de erros e acertos. E uma avaliação racional mostrará que os acertos superam os erros, por larga margem.

A lição para mim é que futebol nem sempre tem lógica. Mas empresa nunca pode deixar de ter.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: