2011-07-26

'Devo inserir os links de redes sociais no currículo?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/07/2011, sobre inserir links de redes sociais no currículo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo inserir os links de redes sociais no currículo?'

links redes sociais
Escreve um ouvinte: "Como você disse uma vez que existem empresas que pesquisam a internet para descobrir mais coisas sobre candidatos a emprego, pergunto se já não seria conveniente adicionar no currículo os links do Facebook, Orkut, Twitter, LinkedIn e outros?"

Sim, seria. A minha sugestão é que isso seja colocado não no topo do currículo, onde vão o telefone de contato e o e-mail, mas no final dele. O currículo ficaria então com um cabeçalho de dados pessoais e três blocos.

O primeiro bloco seria o da experiência profissional: onde trabalhou, data de entrada e de saída, funções ocupadas, e uma breve descrição das atividades exercidas em cada função. Sendo que breve significa no máximo quatro linhas.

O segundo bloco é o da escolaridade: onde estudou, que cursos concluiu. Em ambos os casos, adota-se a ordem cronológica inversa, do mais recente, para o mais antigo.

Quanto aos cursos de curta duração, aqueles com menos de 20 horas, o melhor é resumí-los em uma só linha. Por exemplo, "16 cursos de especialização num total de 240 horas". Se um desses cursos tiver tudo a ver com a vaga pretendida, ele pode ser destacado.

E aí, o último bloco teria um título simpático, como "Onde encontrar mais informações sobre mim". E aí seriam colocados os links das redes sociais ou profissionais. Se o candidato escreveu um TCC ou algum artigo que está disponível na internet, vale a pena incluir também esse link.

Duas dicas que foram me passadas por recrutadores, em tom de lamentação. Primeira: usar fonte tamanho 12. Usar fontes menores dificultam muito a leitura. E a segunda dica é: não escrever tudo em letras maiúsculas. Isso vale tanto para currículos quanto para e-mails. Um texto somente com letras maiúsculas não se destaca, pelo contrário, ele se torna cansativo aos olhos logo na segunda linha.

Max Gehringer, para CBN.

4 comentários:

Ana P. disse...

Ainda fazem currículo em caixa alta?

Eu teria uma pergunta pro Max Guériguéri: ao invés de colocar 500 links de 500 redes sociais diferentes, num seria mais interessante um sintetizador, tipo o meadiciona.com?

Você que é muito mais experiente que eu: que cê acha?


PS: não estou mandando currículos, agora eu amo meu emprego, RYSOS.

Andarilho disse...

Ah sim, sou mto mais experiente sim...

Eu não sou mto fã do meadiciona e afins, tanto que não tenho.

CintiaYamane disse...

eu tbm non sou fã do meadiciona... aah mas basta digitar meu nome no google que aparece tudo, na ordem certim XD

aah eu axo fonte 12 exagerado ainda... acho que 11 está otimo

Unknown disse...

Ainda não Sei como usar um link