2011-07-28

'Empresa só dá aumento quando funcionário recebe proposta' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/07/2011, sobre uma empresa que só dá aumento quando o funcionário recebe uma proposta para sair.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

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'Empresa só dá aumento quando funcionário recebe proposta'

mudando de emprego
"Gostaria que você me ajudasse a entender a cabeça da minha empresa", escreve uma ouvinte. "É um negócio familiar, de porte médio para grande, bastante sólido, com um bom ambiente. Mas os aumentos somente são concedidos quando um funcionário recebe uma proposta melhor e pede a conta. Aí é feita uma negociação. A empresa oferece a mesma coisa que a outra ofereceu e quase sempre o funcionário decide permanecer.

Eu sei de tudo isso porque trabalho na área de Recursos Humanos e tive que criar dentro de cada função, uma classificação para poder enquadrar os aumentos. Por exemplo, temos auxiliares de nível A, B e C, com diferenças salariais entre 5% e 10%. Mas no dia a dia, todos eles fazem a mesma coisa. Os que pularam para as faixas superiores são os que conseguiram propostas para sair e resolveram ficar.

Minha pergunta é: não seria mais fácil a empresa adotar um sistema de avaliação, com salários compatíveis com o mercado e evitar esse faz-de-conta de funções iguais com salários diferentes?"


Sim. Seria mais fácil, mais adequado e mais caro. Eu imagino que os donos da sua empresa saibam muito bem o que estão fazendo, embora pareça que eles não saibam. Eles estão segurando a folha de pagamento num patamar mais baixo. E a avaliação a que você se refere, existe. Ela é feita pelos convites para mudar de emprego. A sua empresa está assumindo que se alguém recebe uma proposta melhor, merece ganhar mais. E os que não conseguem propostas melhores, continuam no nível C.

Eu concordo que do ponto de vista de Recursos Humanos, isso é uma salada mista. Mas, como você me pediu para explicar como a sua empresa pensa, essa é a explicação. Ela está transferindo para outras empresas, um papel que deveria ser dela: o de criar um método para diferenciar os funcionários.

Max Gehringer, para CBN.

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