2011-07-06

'Quanto cobrar por uma consultoria?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/07/2011, com perguntas e respostas sobre a carreira em consultoria.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Quanto cobrar por uma consultoria?'

dinheiro consultoria
Na semana passada fiz um comentário sobre a consultoria como uma opção para quem já aprendeu o suficiente sobre um determinado trabalho, sabe se vender e não deseja mais continuar sendo empregado. Vários ouvintes mandaram consultas sobre o tema e vou tentar respondê-las.

A pergunta mais repetida foi: quanto cobrar? Para não ficar em cima do muro: um consultor iniciante pode cobrar 20 reais por hora, o que daria 3 mil reais por mês, mais ou menos. Certamente ele vale mais do que isso, mas esse é um valor que não assusta as pequenas empresas, que são o grande foco para quem está iniciando. Depois, assim que o novo consultor tiver uma lista de cinco empresas bem atendidas, que possam recomendá-lo, esse valor irá aumentando.

A segunda pergunta foi: por onde começar? A resposta é: através de indicações diretas. Sempre tem alguém, amigo, vizinho ou parente, que conhece o dono de uma pequena empresa e pode fazer essa indicação. Gastar dinheiro imprimindo folhetos ou disparando e-mails não vai funcionar.

E a terceira pergunta foi: se o futuro consultor está empregado, ele deve pedir a conta? Essa é a grande decisão. O ideal seria testar a habilidade como consultor sem deixar o emprego. Mas o ideal nem sempre é o possível. E aí, é mais uma questão da coragem de cada um.

E finalmente, um esclarecimento. Muitas empresas passaram a chamar os seus vendedores de consultores de venda. E um ouvinte pergunta: consultor é isso? Não, isso é apenas uma coincidência de nomes. O consultor a que me referi pode atender a várias empresas simultaneamente. O consultor de vendas é contratado por uma única empresa, como empregado ou autônomo. Ele é um vendedor mais sofisticado, mas continua sendo um vendedor.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: