2011-07-04

'Terei um chefe se optar por ser um franqueado?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/07/2011, sobre as vantagens de uma franquia.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Terei um chefe se optar por ser um franqueado?'

franquias
"Depois de passar por duas empresas em cinco anos", escreve um ouvinte, "cheguei a uma conclusão definitiva: não quero mais ter chefe. Tenho um dinheiro separado para abrir um negócio próprio e várias pessoas me aconselharam a pensar em uma franquia. Estou em dúvida porque me parece que vou continuar tendo um chefe, que é o franqueador. É isso mesmo?"

Não exatamente. A franqueadora não é a dona do seu negócio, é a dona da marca que você vai vender. Existem regras que você deverá cumprir, mas elas serão colocadas em um contrato e você poderá avaliar previamente onde termina o controle da franqueadora e onde começa a sua liberdade de ação.

Mas permita-me um par de observações. A franquia é a modalidade de empreendedorismo que mais cresceu no Brasil nas últimas décadas. Ela é o caminho mais seguro para um novo empreendedor, corajoso e destemido, mas que não vê problema em ter o respaldo de uma instituição com experiência.

E o que uma franquia lhe proporciona, em relação a um negócio não-franqueado? Cinco coisas:

Primeira: você sabe quanto vai custar para começar.

Segunda: você tem uma ideia de quanto irá faturar, com base no resultado real de outras lojas semelhantes.

Terceira: o layout já vem pronto. Quem viu uma loja em outra cidade, reconhecerá imediatamente a sua.

Quarta: a franqueadora oferece treinamento para você aprender a conduzir o negócio.

E quinta: a franqueadora investe em propaganda. Você paga uma parte, que é menor do que você pagaria para divulgar um negócio independente.

Procure na internet e você descobrirá pelo menos uma centena de franquias, de todos os ramos, e com investimento inicial entre dez mil e três milhões de reais. Se uma lhe agradar, não custa nada fazer o contato e entender melhor as condições oferecidas.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Perdido disse...

Já pensei em abrir um negócio, mas pelo que vi no SEBRAE, custa por volta de 60 mil pra abrir um churrasquinho de gato, imagina algo melhor/maior.