2011-07-29

Vale a pena fazer um intercâmbio no exterior? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/07/2011, sobre se vale a pena fazer um intercâmbio no exterior.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Vale a pena fazer um intercâmbio no exterior?

intercâmbio
Vale a pena fazer um intercâmbio no exterior para aprender ou aprimorar o idioma inglês? Os números mostram que cada vez mais jovens acreditam que sim. Neste ano, com o real valorizado e o parcelamento camarada, perto de 200 mil jovens brasileiros vão empreender essa viagem, e outros tantos devem estar tentando convencer os seus pais.

A dúvida está na argumentação usada. Quando um jovem me escreve, ele se refere como se isso fosse um fato definitivo, às oportunidades de bons empregos que terá na volta. Quando são os pais que escrevem, eles questionam se isso realmente irá acontecer, principalmente nos casos em que os filhos estão empregados e terão que pedir a conta para poder viajar.

Neste caso, e somente neste, os pais estão certos. O jovem que se demite, passa alguns meses no exterior e retorna ao Brasil não irá encontrar um emprego no dia seguinte. E quando o emprego aparecer, ele será muito parecido com aquele que o jovem tinha antes de viajar.

Tirando isso, as vantagens do intercâmbio são inúmeras. Passar um tempo sozinho longe do Brasil vai aumentar a auto-confiança do jovem. Ele terá que resolver os próprios problemas, fazendo coisas que os pais faziam por eles. Ao voltar, ele se sentirá mais seguro, menos introvertido e terá travado contato com uma cultura diferente da nossa.

Tudo isso terá uma influência duradoura e é por essas experiências que a viagem vale a pena. Além disso, um dia o jovem precisará do inglês e o terá. Não no mesmo dia que pisar no solo da pátria amada, mas algum dia.

Portanto, o intercâmbio é um investimento de médio e longo prazo. Se pais e filhos concordarem nesse ponto, a viagem terá os efeitos positivos que dela se espera.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Ai, ai, queria eu fazer um intercâmbio de ócio absoluto pelos próximos três meses no exterior.....

Beijos, bom finde, enjoy Floripa por mim,

Bela - A Divorciada e A Noiva