2011-08-26

Como as pessoas conseguem acumular fortunas? - by Mauro Halfeld

Transcrição dos interessantes comentários do Mauro Halfeld (site oficial) para a rádio CBN, dos dias 25 e 26 de agosto de 2011, com dicas de como conseguir acumular uma fortuna a longo prazo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Mauro Halfeld, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==================================================================================

Como as pessoas conseguem acumular fortunas?

investimento financeiro
Como é que as pessoas mais ricas que você conhece conseguiram acumular fortuna? Geralmente foi através de empresas que elas mesmo fundaram e administraram por muitos anos, ou então foi através de imóveis. Dificilmente você consegue ver pessoas que ficaram ricas só com aplicações de renda fixa ou que tenham investido somente em ações.

Por que será? Imóveis e empresas próprias têm algo em comum: não são recolhidos impostos sobre o ganho de capital, ou seja, sobre a valorização dessas propriedades duramente muitos e muitos anos. Só há imposto de renda sobre o ganho de capital na hora da venda. Isso é um detalhe que faz diferença no longo prazo.

Os proprietários de empresas e também de imóveis acabam adiando o pagamento do imposto de renda sobre esse ganho de capital por novos e longos anos. É como se a gente reaplicasse os ganhos, ano a ano, sem perder nada para o imposto. Por isso, Warren Buffett, um dos homens mais rico do mundo, reclamou ainda outro dia, que ele paga pouco imposto. Tudo porque seus investimentos estão dentro de uma empresa, uma holding. Ele reaplica quase tudo sem pagar imposto.

Ao contrário, fundos de renda fixa pagam imposto de renda todo semestre. Aqui no Brasil é o famoso come-cotas. Isso dificulta bastante o crescimento do patrimônio. Uma dica: Tesouro Direto e previdência privada não têm come-cotas. Ponto positivo para esses produtos financeiros.

Ações e fundos de ações também só pagam imposto de renda na hora da venda, o que é otimo. O lado ruim do investimento em ações você conhece: há um excesso de liquidez, há um excesso de informações, que acaba gerando então grande instabilidade no preço das ações. Naturalmente isso gera um pavor nos investidores, que acabam negociando demais esses papéis. Isso corrói boa parte do ganho potencial das ações, que em princípio, é muito bom.

Interessante? Continuamos amanhã então.

melhor investimento financeiro
Olá. Ontem nós falávamos sobre os motivos que levam os imóveis e as pequenas empresas a serem os grandes geradores de fortunas no mundo. Falei sobre a grande vantagem tributária que eles têm: só há imposto de renda sobre ganho de capital, ou seja, sobre a valorização de imóveis e das empresas, na hora da venda. Na renda fixa, não é assim. A cada seis meses o imposto de renda é cobrado sobre o lucro da aplicação em fundos de renda fixa.

Outra coisa importante nos imóveis e nas empresas é a baixa liquidez. Isso mesmo. A dificuldade em se vender um imóvel ou uma empresa, no longo prazo, faz com que os aplicadores sejam fiéis durante décadas a esses investimentos. As crises vêm e vão embora, e essas aplicações quase sempre sobrevivem.

Ao contrário, os investidores em ações acabam sofrendo demais com os humores do mercado. Os preços das ações ficam loucos nas crises, o que acaba gerando então, um enorme mal estar nos investidores. A maioria vende ou então compra ações na hora errada. E em pouco tempo, acaba desistindo.

Enfim, se você pensa em fazer um belo patrimônio ao longo de muitos anos de trabalho, pense nisso. Imposto de renda sobre o ganho de capital só na hora da venda e baixa liquidez são fatores importantes na vida prática de um investidor de longo prazo.

E ao contrário, alta liquidez, como na renda fixa e também no mercado de ações, costumam ser barreiras para quem deseja acumular um grande patrimônio. Não é que seja impossível você ficar rico investindo em ações, muito pelo contrário, é bem possível. Mas você precisa ter um grande controle emocional.

E quanto a renda fixa, é muito interessante, mas como uma reserva transitória, de curto e de médio prazo, para que você possa aproveitar aqueles intervalos entre o ciclo de alta e de baixa no mercado imobiliário e também nas empresas.

Mauro Halfeld, para CBN.

Nenhum comentário: