2011-08-26

'Como avisar que preciso faltar quatro dias para um processo seletivo?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/08/2011, sobre o dilema de uma ouvinte que precisa faltar quatro dias para encarar um processo seletivo em outra empresa.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como avisar que preciso faltar quatro dias para um processo seletivo?'

mentira trabalho
Escreve uma preocupada ouvinte: "Trabalho em uma empresa faz quatro anos e não tenho queixas, mas surgiu uma oportunidade de participar de um processo de seleção em uma empresa maior e, acredito eu, melhor para a minha carreira. O problema é que vou ter que perder quatro dias de trabalho, um por semana, até o final desse processo. O que eu faço? Abro o jogo e informo o meu chefe? Ou não digo nada, mas nesse caso, como posso explicar quatro faltas seguidas?"

Realmente essa é uma situação bem complicada. Informar o chefe com antecedência não é uma boa ideia, porque isso seria o mesmo que dizer que o emprego atual já não atende mais às expectativas. Nenhuma empresa gosta de ouvir isso.

Ficar na moita e não dizer nada não seria antiético, da mesma maneira que uma empresa não avisa com antecedência que está cogitando dispensar um empregado. Porém, não seria ético um empregado descumprir o contrato de trabalho que ele assinou e se comprometeu a vir trabalhar todos os dias, a não ser que exista um motivo aceitável para faltar, como uma doença.

Bom, e aí? Aí, a maioria dos funcionários que precisa perder um dia para ir a uma entrevista, simplesmente inventa uma história e consegue um atestado médico. O caso da nossa ouvinte é diferente porque ela precisa perder quatro dias, e o chefe vai desconfiar já na segunda falta.

A decisão que a nossa ouvinte precisa tomar, caso ela resolva escolher a verdade, é em que momento ela quer ser apanhada mentindo, porque certamente será.

Considerando-se que não há uma solução perfeita, a menos imperfeita é tentar explicar ao chefe que "Sabe, chefe, eu adoro essa empresa mas vou participar desse processo". Tudo acabará bem para a nossa ouvinte se ela conseguir o novo emprego. Se ela não conseguir, não dá para prever o desfecho da situação. Porém, se a oportunidade é realmente tão boa, vale a pena ela correr o risco.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

Ana P. disse...

Eu mal consigo ter uma desculpa plausível pra sair mais cedo (ou chegar mais tarde), que dirá pra faltar quatro dias direto.

Que espécie de processo seletivo é esse?

Andarilho disse...

Em empresas gigantes, às vezes eles fazem essa maratona pra pessoa entrar.

Quando eu era recém-formado, fiz algumas pra tentar entrar de trainee e eram vários dias.