2011-08-29

Como retornar ao mercado de trabalho? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/08/2011, sobre como retornar ao mercado de trabalho depois de um tempo afastado.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como retornar ao mercado de trabalho?

vaga de emprego contratado
Vou tentar responder a várias mensagens de ouvintes que se afastaram durante algum tempo do mercado de trabalho e agora desejam retornar e não conseguem. Os motivos para esse afastamento temporário foram todos razoáveis. Um gerente precisou dar uma pausa na carreira para tocar um negócio familiar. Outro decidiu torna-ser professor. Uma secretária teve dois filhos. Um supervisor se dedicou a estudar para concursos públicos, e por aí vai.

Todos trabalhavam em boas empresas, tinham salários razoáveis e passaram mais de três anos longe do mercado. E todos estão encontrando a mesma dificuldade: eles enviaram currículos, reativaram antigos contatos, cadastraram-se em sites e... quase nada aconteceu. As poucas propostas foram para funções inferiores àquelas que ocupavam e com salários bem menores. A dúvida de todos é a mesma: será que o mercado castiga quem se afastou dele?

Eu não diria que é um castigo. Uma carreira se desenvolve de forma contínua e pausas longas quebram essa continuidade.

Os selecionadores de empresas, com muitos candidatos para escolher quando uma vaga é oferecida, acabam optando por aqueles que possuem uma trajetória sem interrupções, tanto em estudo, quanto em experiência prática. Como sempre surgem candidatos que preenchem satisfatoriamente esses dois requisitos, quem fica fora da curva acaba sendo preterido.

Das três opções que nossos ouvintes usaram para tentar voltar, a que dá mais resultado ainda é o contato pessoal direto, por telefone ou por e-mail. De cada dez antigos colegas contatados, talvez só um responda. Mas só isso já é positivo. E talvez seja realmente preciso aceitar uma função e um salário inferiores para poder recomeçar.

Esses casos servem como um alerta pra quem pensa em dar um tempo na carreira. Sair do mercado é fácil e rápido. Voltar não é.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Oi Baby,

A cada vez que vejo o nome do Max na chamada, venho ler o post. E fico morrendo de vontade de fazer que nem ele fez: trabalhar por conta própria.

Um dia eu chego lá.

Beijos, beijos, boa semana procê,

Bela - A Divorciada e A Noiva