2011-08-05

Dúvidas e soluções para cada geração - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/08/2011, sobre as dúvidas e questionamentos de cada geração, em relação à vida profissional.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Dúvidas e soluções para cada geração

conflitos de geração profissional
Consulta bem interessante de um ouvinte. Ele escreve: "Quando ouço você responder a dúvidas de jovens que estão iniciando a carreira, eu penso: 'Mas isso é óbvio. Qualquer pessoa que tenha um mínimo de bom senso poderia chegar a essa mesma conclusão em cinco minutos.'

Acontece que eu tenho 42 anos e estou com muitas dúvidas sobre a minha carreira. Os dias passam e cada solução que eu encontro nunca é perfeita, porque sempre apresenta algum inconveniente ou algum risco que não me é possível ponderar. A minha pergunta é: será que quando eu tiver 60 anos vou concluir que as dúvidas que eu tenho hoje também são simples e que eu as teria resolvido em cinco minutos com um mínimo de bom senso? "


A resposta é: sim. Sem dúvida nenhuma. Mas digo-lhe mais. Quando tiver 60 anos, você ainda estará cheio de dúvidas em relação a continuidade da sua vida profissional. Mesmo que você tenha acumulado recursos financeiros suficientes para não precisar mais continuar trabalhando em empresas, você terá que decidir o que fazer nos vinte anos seguintes. Montar uma empresa? Tornar-se consultor? Tentar ser escritor? Não fazer nada e curtir a vida?

Para um jovem, o primeiro dia no primeiro emprego é uma odisseia. Para quem tem 40 anos, as decisões envolvem a estabilidade da família, num momento em que um erro dificilmente terá tempo para ser consertado. E para quem tem 60 anos, a decisão tem a ver com o temor de se declarar idoso. Quem chega aos 60 anos quer contrariar a cronologia da idade, porque render-se ao tempo será uma declaração de inutilidade profissional.

Por isso, somente quando chegar aos 80 anos você poderá olhar para trás e ponderar todas as decisões que tomou. Nesse momento, eu imagino, você finalmente irá compreender que as dúvidas, e não as certezas, são a verdadeira adrenalina da vida profissional.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: