2011-10-06

'Preciso que alguém me diga que estou correndo o risco de ficar embolorado' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/10/2011, com a história de um ouvinte que tem um bom emprego, mas que precisa se preparar melhor para não correr o risco de perder o emprego.

UPDATE: O responsável pelo site da CBN trocou as bolas e publicou este comentário, do dia 7, ontem (dia 6), e não publicou o comentário do dia correto. Então, pode-se dizer que este post foi a frente de seu tempo. ;) O site já foi corrigido.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Preciso que alguém me diga que estou correndo o risco de ficar embolorado'

quem mexeu no meu queijo embolorado

Uma consulta bem diferente e bem humorada de um ouvinte. Ele escreve o seguinte: "Estou numa situação confortável. Tenho 18 anos de empresa e nunca tomei nenhum susto. Ocupo um cargo de supervisão, nada assim que vá me fazer ser entrevistado por alguma revista de negócios, mas os meus superiores sempre me dão carinhosos tapinhas nas costas, e me dizem que está tudo bem, é isso aí, continue assim.

Já sei que não vou sair da função em que estou, porque não tenho estudo suficiente para subir mais um degrau. Mas isso nunca me preocupou. Preciso que alguém me diga que estou correndo o risco de ficar embolorado. E tenho a impressão que você irá me dizer isso."


Humm. Mais ou menos. Se você tem em mente uma mudança de emprego, eu lhe diria que essa não seria uma boa ideia. Muitos ouvintes gostariam de poder escrever exatamente o que você escreveu: que eles têm um emprego estável, numa empresa atenciosa, e sem maiores problemas de pressão ou de relacionamento.

Mas eu lhe diria que a falta de estudo pode ser um sério inconveniente. Talvez não agora, mas daqui a cinco ou dez anos. O mercado de trabalho é dinâmico e meio imprevisível. Se algo acontecer com a sua empresa e você eventualmente ficar sem emprego, encontrará muitas dificuldades para conseguir outro emprego semelhante ao atual.

Os jovens que ingressam em empresas estão cada vez mais bem preparados e mais ambiciosos. E apenas a sua experiência prática talvez não seja suficiente para você competir com eles por uma vaga.

Então eu sugiro que você faça algum curso de especialização na área em que você atua, ou um curso de informática ou que aprenda um idioma. Mais do que se preparar para conseguir outro emprego no futuro, você estará bem melhor preparado para segurar aquele que você já tem.

Nenhum comentário: