2011-11-04

Antipatia de colegas de trabalho é motivo para preocupação - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/11/2011, com um ouvinte que tem a antipatia dos colegas porque o chefe o elogia.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Antipatia de colegas de trabalho é motivo para preocupação

bullying workplace

Um ouvinte escreve mais para pedir uma confirmação do que uma sugestão. Diz ele: "Meu chefe gosta muito de mim e elogia constantemente o meu trabalho perante o resto da equipe. Acredito que a intenção dele seja motivar meus colegas a trabalhar melhor, mas na prática, meus colegas me detestam, porque o elogio a mim soa como uma crítica a eles. Devo assumir que isso não é problema meu?"

Bom, eu sei que gostaria de você ouvir um sim, mas a resposta é não. Quando as forças recônditas e malignas que regem o universo resolvem se concentrar num objetivo, elas normalmente conseguem o que querem. Se a situação chegar a um ponto em que o objetivo de seus colegas seja desestabilizar você, mesmo que seja através de recursos pouco elogiáveis, como ampliar ao máximo qualquer erro mínimo que você cometa, a união de todos contra um acabará funcionando.

Eu já vi inúmeros casos de funcionários producentes que foram dispensados com a justificativa de que não tinham um bom relacionamento, ou que tinham dificuldade para trabalhar em equipe.

Pode ser que o seu chefe permaneça um longo tempo na empresa. Pode até ser que você venha a ser promovido antes que a bomba estoure. Mas também pode ser que você, que está apenas fazendo o seu trabalho com competência, seja vítima de uma conspiração coletiva.

Isso não é justo e não deveria ser assim, mas às vezes é. A minha sugestão, que você não pediu, é que você se aproxime de seus colegas e tente fazê-los entender que os elogios do chefe deixam você meio constrangido em ser usado dessa forma, quando há tantas outras maneiras melhores de um chefe motivar uma equipe. Ou se você preferir, siga o caminho da indiferença para ver o resultado. Eu posso estar errado, mas só o tempo dirá que tipo de chefe você tem e em que tipo de empresa você está.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: