2011-11-22

Como se recolocar no mercado após período como microempresário - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/11/2011, sobre como se recolocar no mercado de trabalho após um período como microempresário.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como se recolocar no mercado após período como microempresário

empreendedorismo

"Abri um negócio próprio que não deu muito certo", escreve um ouvinte. "Depois de dois anos como microempresário, estou retornando ao mercado de trabalho. Como explicar esse período no currículo?"

Vamos lá. Coloque as datas de abertura e de encerramento de sua empresa e escreva: negócio próprio. Se o ramo desse negócio tiver a ver com a sua experiência profissional anterior, acrescente essa informação. Por exemplo, se você trabalhava na área de sistemas e abriu uma empresa de informática, coloque. Mas se você trabalhava na área financeira e abriu, vamos dizer, uma lavanderia, então não coloque.

Também não é preciso mencionar os motivos que levaram a você a deixar o antigo emprego e a querer voltar ao mercado. Isso lhe será perguntado nas entrevistas. E aí eu sugiro que você não exagere nos detalhes. Apenas diga ao entrevistador que você até poderia ter continuado com a sua empresa, mas que após comparar as experiências que teve como empregado e como empreendedor, decidiu que tinha mais perfil de empregado. Se o entrevistador lhe perguntar por que, responda que você gosta de trabalhar em grupo, algo que não dá para fazer sendo dono.

Mas a principal dúvida do entrevistador será sobre algum resquício de desejo que possa ter ficado de você, eventualmente, pensar em abrir um novo negócio. Entrevistadores tendem a desconfiar, corretamente, que alguém que foi dono pode não se adaptar a uma função em que voltará a receber ordens de um chefe. Por isso, deixe bem claro que a experiência que você teve lhe ensinou muita coisa, mas que você tomou a decisão definitiva de ser empregado.

Tudo isso, evidentemente, deve ser dito se for verdade. Se não for, é muito provável que o entrevistador perceba que não é.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: