2011-11-03

Por que algumas empresas não empregam parentes? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/11/2011, sobre porque algumas empresas não empregam parentes.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Por que algumas empresas não empregam parentes?

relatives parentes

Um ouvinte pergunta "por que algumas empresas não permitem que parentes trabalhem nelas?" Vou responder utilizando a mensagem de outro ouvinte, que conta a seguinte história:

"Na tentativa de ajudar o meu irmão, que estava desempregado, eu o indiquei para uma vaga na empresa em que trabalho. Foi um erro. Além de não mostrar um desempenho satisfatório, meu irmão teve problemas financeiros, que pioraram ainda mais não apenas o seu rendimento, como também o relacionamento dele com os colegas. Já conversei com meu irmão, mas não adiantou.

Como sempre fui respeitado na empresa, acredito que meu irmão já teria sido dispensado se não fosse por minha causa. E sei também que se ele for dispensado, algumas pessoas de minha família poderão me acusar de não ter defendido o meu irmão no momento em que ele mais precisava de ajuda. O que você sugere que eu faça?"


Bom, você provavelmente indicou o seu irmão não porque você acreditava que ele poderia ser um funcionário útil à empresa, mas porque ele era o seu irmão. Como você mencionou a sua família, suponho que vários parentes tenham lhe buzinado que você precisava ajudar o seu irmão, que estava desempregado.

Você fez isso, mas a partir do momento em que seu irmão foi contratado, o problema passou a ser dele. Você até pode aconselhar o seu irmão, mas não pode ser o chefe dele, dar ordens a ele, dizer como ele deve agir. É para isso que ele tem um superior imediato.

Se o seu irmão realmente for dispensado, você deve procurar a pessoa que o dispensou e deixar claro que você não vai ficar ressentido por causa disso.

E para o ouvinte que fez a primeira pergunta, é por saber que casos como esse são menos raros do que parecem, que algumas empresas decidiram não contratar parentes.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu sou mais radical e considero errado qualquer tipo de indicação.

Serio, conheci um empregado totalmente sem escrúpulo ou ética, que usava as pessoas que indicou para cobrirem as coisas erradas que ele fazia.

Não é porque ele passou na seleção que ele é santo ou seguer honesto.

Para mim, algumas práticas do RH são coisas de religião, é certo porque querem que seja certo e nunca vão questionar de verdade.