2011-12-07

'Meu mentor foi demitido' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/12/2011, sobre mentores e a busca pela própria opinião.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu mentor foi demitido'

mentoring

"Por favor, me ajude a entender", escreve um ouvinte. "Tenho 21 anos e comecei a trabalhar numa empresa muito boa. Estou aqui há um ano e durante esse tempo recebi muitos conselhos de um funcionário mais antigo, de 30 anos de idade e 5 de empresa. Passei a admirá-lo e a me espelhar nele, porque tudo o que ele me dizia fazia sentido, tanto no aspecto profissional, quanto no pessoal. Na semana passada, esse funcionário foi demitido e a explicação que circulou foi a de que o trabalho dele estava sempre atrasado. Para mim foi um choque. Será que avaliei tão mal assim o meu primeiro mentor?"

Bom, talvez não. Pode ser que tudo o que esse colega lhe disse realmente esteja correto. Apenas ele mesmo não transformou em ações práticas o que ele traduziu tão bem em palavras.

Eu também tive uma surpresa dessas no primeiro emprego. Eu respeitava muito um colega de mais idade e procurava seguir as recomendações que ele me dava. Um dia ouvi, por acaso, uma conversa no local mais sincero de qualquer empresa: o banheiro. Alguém lá comentou que essa pessoa que eu admirava jamais iria ser promovida porque desistia muito facilmente quando tinha que enfrentar qualquer problema mais sério.

Foi a partir desse dia que eu comecei a prestar mais atenção às pessoas que são promovidas. Nem sempre elas são aquelas que se expressam melhor, mas são sempre aquelas cujas ações práticas se encaixam na cultura da empresa.

E outra sugestão para o nosso ouvinte: não ouça só uma pessoa. Se você concordou com algo que alguém disse, procure ouvir alguém que afirme o contrário. Comparando e pesando opiniões opostas, você conseguirá chegar à sua própria conclusão e isso é o que finalmente importa. Porque muitos poderão lhe oferecer conselhos profissionais, eu incluído. Mas as decisões serão somente suas.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: