2012-01-30

'Temos um colega que costuma agir como auditor' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/01/2012, sobre aquele colega que fica caçando erros alheios, para se garantir.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Temos um colega que costuma agir como auditor'

auditor
(Imagem via portfólio de Wlliam Medeiros).

Escreve uma ouvinte: "Temos um colega que vive falando dos erros e defeitos dos demais colegas. Sem ter um cargo que lhe permita agir assim, ele se comporta como se fosse um auditor de nossas pequenas deficiências. Ele diz que faz isso só para colaborar, sem querer prejudicar ninguém, mas temos dúvidas quanto às reais intenções dele."

Bom, em primeiro lugar, não tenham dúvidas, as intenções dele não são boas. Vocês estão diante do caçador de erros alheios. Toda empresa tem um, no mínimo.

Como erros fazem parte da vida profissional, o caçador tem sempre um campo fértil para explorar. Às vezes o caçador é um diplomata disfarçado. Ele parece estar elogiando um colega, mas no meio do elogio dá um jeitinho de incluir uma referência a um erro que o colega cometeu. E o que fica gravado depois da conversa é sempre o erro, porque é da nossa natureza dar mais atenção às exceções do que às regras. Mas há também os caçadores descarados, aqueles que simplesmente que ignoram os 99% de acertos e concentram suas baterias no 1% de erros.

Por que existe gente assim? Porque há duas maneiras de alguém conseguir se destacar. A primeira é mostrar que é bom. E a segunda é mostrar que os outros não são. Evidentemente, a primeira é bem mais difícil que a segunda. Fazer um trabalho bem feito requer tempo, conhecimento, concentração e talento. Dizer que os outros são ruins, só requer uma frase.

O caçador de erros alheios é um profissional inseguro. Ele compensa a falta de confiança para competir de igual para igual, ressaltando os aspectos negativos de seus competidores. Sabendo que também está sujeito a erros, ele se previne mostrando que os outros também erram, e amplificando os erros alheios para que seus próprios erros pareçam menores.

Como muitos tipos com os quais ninguém gosta de conviver, o caçador de erros alheios faz parte da paisagem das empresas. Mas há um jeito de neutralizá-lo. Os profissionais bem sucedidos com os quais eu convivi, tinham a habilidade de reconhecer e anunciar os seus erros, antes que alguém o fizesse. Esses profissionais nunca foram incomodados pelos caçadores de erros, porque já não havia mais nada para caçar.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: