2012-02-20

Nem todo mundo sabe o óbvio - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/02/2012, com mais um clássico do mundo corporativo, sobre a importância de dizer o óbvio nas empresas.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Nem todo mundo sabe o óbvio

pacote batata frita

Eu já passei por alguns dissabores na vida profissional por me esquecer de falar o óbvio. O óbvio é aquela coisa que a gente acha que por ser tão óbvia, todo mundo já deve saber. Só que não é bem assim.

Há alguns anos eu trabalhava na empresa líder do ramo de batatinhas fritas. Nosso produto tinha uma liderança enorme e folgada, coisa de 70% do mercado. Um dia lá, um concorrente resolveu escrever no pacotinho de batata frita dele esta frase: "Não contém colesterol". Não passou nem uma semana e meus gerentes pelo Brasil afora começaram a me ligar, para perguntar se nós também não poderíamos fazer uma batatinha frita sem colesterol. E eu respondi que a nossa batata não tinha colesterol. Era óbvio: batatas são fritas em óleo vegetal e óleo vegetal não tem colesterol. Só gordura de origem animal tem colesterol.

Mas o que era óbvio para mim não era tão óbvio para o consumidor. As vendas começaram a cair, até que um dia, eu me rendi ao óbvio e pedi para escrever bem grande no pacotinho: "Totalmente sem colesterol". E aí, as vendas voltaram ao normal. Os meus gerentes até escreveram, elogiando o sabor da nova batatinha sem colesterol, sem acreditar que a batatinha era a mesma de sempre.

Daquele dia em diante, eu aprendi que boa parte dos maus entendidos e dos desencontros em empresas acontece porque alguém achou que não precisava ficar repetindo, todos os dias, o que todo mundo deveria estar cansado de saber. Mas, por que estou dizendo tudo isso, já que isso é tão óbvio? Exatamente por isso.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: