2012-03-27

Mensagem aos jovens - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/03/2012, com mais um clássico do mundo corporativo, com uma mensagem aos jovens e não tão jovens assim, sobre o mercado de trabalho e os cursos superiores.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Mensagem aos jovens

mensagem aos jovens

"Mensagem aos jovens". Isso parece título de coletânea de poesia, mas é um recado mesmo. Na verdade, é uma estatística. Nos últimos três anos, o número total de inscritos em cursos superiores no Brasil inteiro vem aumentando à taxa de 10% ao ano. Um número notável, bem acima do índice de crescimento da população.

Em teoria, quem está entrando numa faculdade este ano, são jovens entre 17 e 20 anos. Na prática, esses jovens representam 70% do contingente. Os outros 30% ou são adultos que finalmente perceberam que precisam ter um curso superior ou então é gente de qualquer idade que está cursando a sua segunda faculdade.

Um dos motivos para essa explosão de interessados, é a crescente oferta de novos cursos universitários. Há 40 anos, o número de faculdades no Brasil era equivalente ao número de aeroportos. Hoje está mais perto do número de lojas de supermercados.

É claro que existem faculdades com muito prestígio, existem faculdades boas, porém sem nome, e existem faculdades meia-boca. Mas o resumo geral é simples: quanto mais o tempo for passando, mais faculdades serão abertas, porque o ensino superior vem se mostrando um ótimo negócio.

Daí, quanto mais faculdades existirem, mais gente irá se formar e menos importância uma única faculdade irá ter em um currículo. Um curso superior, não faz muito tempo, representava uma linha de chegada. Hoje, representa uma marca intermediária numa maratona.

Portanto, a mensagem que o mercado de trabalho está mandando para profissionais de qualquer idade é: não pare de correr. Até 30 anos atrás, o objetivo de cursar uma faculdade era estar na frente. Hoje, é não ficar para trás.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: