2012-04-19

Cresce número de aposentados no mercado de trabalho - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/04/2012, sobre o crescente número de aposentados que continuam na ativa no mercado de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Cresce número de aposentados no mercado de trabalho

aposentadoria tempo

Informa o IBGE que o número de aposentados que continuam trabalhando aumentou de 3,3 milhões no ano 2000 para 5,4 milhões em 2011. Um aumento de mais de 60%.

Três fatores explicam essa situação. O primeiro é o aumento da vida útil profissional. As pessoas que completam 35 anos de contribuição ao INSS não estão mais vendo a aposentadoria como um objetivo de curto prazo, porque se sentem aptas, do ponto de vista físico e mental, a continuar trabalhando por mais 15 ou 20 anos.

O segundo fator é a queda brusca de renda. Alguém que tenha contribuído nos últimos anos sobre o teto de 20 salários mínimos, vai receber um sexto disso como aposentado. Embora essa não seja uma situação nova, muitos profissionais com mais de 55 anos continuam sendo a principal fonte de renda da família, e não podem permitir que essa renda desabe de um momento para outro.

E o terceiro fator é puramente de mercado de trabalho. Há profissionais de nível técnico que não são facilmente substituíveis porque os jovens estão preferindo cursar uma faculdade a fazer um curso técnico. Isso criou uma situação, que já comentei aqui, de jovens com curso superior que não conseguem emprego na área de formação. E ao mesmo tempo, de empresas que não encontram técnicos para suprir suas necessidades. Algumas formam seus técnicos dentro da própria empresa. Outras mantém os técnicos já existentes pelo tempo que for possível, mesmo que sejam aposentados.

E o número tende a aumentar no futuro se nada mudar. E dificilmente irá mudar. Ali por 2020, provavelmente teremos 10 milhões de aposentados na ativa. Ou seja, muita gente que hoje pode estar torcendo o nariz para essa situação, acabará se aproveitando dela.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: