2012-04-17

'Fato de não ter contas em redes sociais pode ser um empecilho para conseguir emprego?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/04/2012, sobre se não ter contas em redes sociais pode ser um empecilho para conseguir um emprego e atrapalhar a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fato de não ter contas em redes sociais pode ser um empecilho para conseguir emprego?'

rede social

Uma ouvinte escreve: "Sei que você já comentou sobre o perigo de alguém postar em redes sociais, opiniões pesadas que possam comprometer uma futura contratação. Tenho até um amigo que foi apanhado nessa armadilha. Por pura brincadeira, ele escreveu a frase: 'Como não tive competência para ser corrupto, tenho que trabalhar'. Numa entrevista de emprego, o selecionador mencionou a frase e meu amigo se embananou todo ao tentar explicar que era honesto e estava só se divertindo.

Mas o meu problema é outro. Eu não faço parte de nenhuma rede social, mas vários sites de currículos estão pedindo que os candidatos coloquem seus endereços no LinkedIn, Facebook, Orkut e Twitter. O fato de eu não estar em nenhum deles pode ser um empecilho para conseguir um emprego?"


Vamos lá. Por que essa informação está sendo solicitada? Porque ela ajuda um eventual contratante a entender melhor o perfil de alguém que ele poderá vir a contratar. Como nesses sites que pedem a informação, não existe um campo para que o candidato possa explicar porque decidiu não fazer parte dessas comunidades, uma conclusão poderia ser a de que o candidato é antissocial, ou avesso à modernidade.

Mas também pode ocorrer que uma empresa prefira contratar profissionais que não estejam nas redes sociais, porque isso significa que ele não irá gastar tempo durante o expediente lendo e postando mensagens.

Uma sugestão que posso lhe dar é a de criar um perfil no qual você postaria sugestões de livros ou sites de conteúdo estritamente profissional. Isso agradaria aos dois grupos que mencionei, além de ser útil para você também. Porque você teria que se manter atualizada com as leituras sobre a sua profissão e sobre o mercado de trabalho.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: