2012-06-01

'Acabei de fazer faculdade de administração e gostaria de fazer mestrado para incrementar meu currículo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/06/2012, com um ouvinte que pensa em fazer um mestrado, mas que deveria em vez disso, conseguir um emprego antes.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Acabei de fazer faculdade de administração e gostaria de fazer mestrado para incrementar meu currículo'

pilha de diplomas

Um ouvinte escreve: "Tenho 23 anos, terminei a faculdade de Administração e pretendo fazer um mestrado para incrementar meu currículo e poder atingir meu objetivo de fazer carreira em uma grande empresa. Dentre as várias opções de curso de mestrado disponíveis, qual você me sugere?"

Eu sugiro que você não faça um mestrado. Esse é um título que pega muito bem em currículos de pesquisadores e educadores, mas que não tem o mesmo peso para empresas privadas. Se você participar de um processo de seleção tendo uma faculdade concluída e um mestrado em curso, posso lhe assegurar que perderá a vaga para alguém que tenha um curso superior e cinco anos de experiência prática.

Para atingir o seu objetivo, o mais indicado seria você conseguir um emprego rapidamente, mostrar serviço, aprender como funciona a cadeia de relacionamentos profissionais e políticos dentro de uma empresa e só depois, quando você tiver se estabilizado em um setor, e decidir que é nele que você deseja continuar investindo, partir para cursos específicos de aperfeiçoamento, provavelmente, uma pós-graduação.

Com a vantagem de que a empresa poderá ajudá-lo a pagar esse curso, o que só acontece quando o conhecimento que você for adquirir pode ser aplicado no trabalho que você já estiver executando. Além disso, uma pós-graduação só faz sentido se você tiver um mínimo de vivência em empresas. Esse é o tipo de curso em que os alunos aprendem uns com os outros, discutindo, argumentando e compartilhando experiências.

No mercado de trabalho, cada coisa tem o seu tempo. E um acúmulo inicial de cursos não irá compensar a deficiência no aprendizado prático.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: