2012-07-05

'Quais os defeitos que as empresas mais abominam?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/07/2012, com os cinco defeitos que as empresas mais abominam e que causam problemas nas carreiras dos funcionários.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Quais os defeitos que as empresas mais abominam?'

tipos de funcionários

Uma ouvinte faz uma consulta bem interessante: "Já participei de muitas entrevistas", ela diz, "e sei que é comum o entrevistador perguntar qual é o maior defeito do candidato. Não estou escrevendo para saber que resposta dar, porque cada um tem os seus próprios defeitos. Eu gostaria de saber: quais são os defeitos que as empresas mais abominam?"

Vamos lá. Eu selecionei os cinco tipos de funcionários que mais patinam em suas carreiras.

Primeiro: o irritado. Nâo importa o que digam para ele, e como digam, ele reage com exagerada impaciência. E, não raramente, com ofensas.

Segundo: o pessimista. É o que sempre coloca um empecilho em tudo e sempre avisa com atencedência que nem adianta tentar, porque não vai funcionar.

Terceiro: o coitado. É o que vive se lamentando porque parece acreditar que o universo inteiro conspira contra ele.

Quarto: o perfeccionista. A sua mania de se preocupar demasiadamente com detalhes, por vezes insignificantes, atrasa o serviço dos colegas.

Quinto: o gênio. Não importa qual seja o assunto, ele sabe mais que qualquer um e não admite que alguém se atreva a corrigi-lo ou questioná-lo.

Profissionais assim podem até ser tecnicamente competentes, e quase sempre são. Mas as suas atitudes causam um tremendo mal-estar no ambiente de trabalho. E quando um grupo decide antipatizar um colega inconveniente, a medida mais comum é substitui-lo por alguém com igual talento, mas com menor rejeição.

O que mais prejudica a carreira dos tipos mencionados, e talvez de mais alguns não mencionados, é o fato de que todos cometem o erro básico de achar que a empresa deve se adequar ao que eles são, e não o contrário.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: