2012-08-02

'Deixei o emprego há dois anos, mas não levei a carteira de trabalho para o empregador dar baixa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/08/2012, com um ouvinte que largou o emprego anterior mas não levou a carteira de trabalho para o ex-empregador dar baixa.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Deixei o emprego há dois anos, mas não levei a carteira de trabalho para o empregador dar baixa'

carteira de trabalho

"Faz dois anos", escreve um ouvinte, "decidi deixar o emprego que eu tinha, mas não levei a carteira profissional para o empregador dar baixa. Nesses dois anos, trabalhei no mercado informal, sem registro. E agora estou participando de um processo de seleção em uma empresa e sinto que tenho boas chances de ser chamado. Pergunto: o que irá acontecer quando me pedirem a carteira para fazer o registro?"

Bom, eu imagino que ao dizer "decidi deixar o emprego", você esteja dizendo que não comunicou ao empregador que estava saindo, simplesmente você não apareceu mais para trabalhar. Se for isso, o empregador deve ter feito o que a lei permite: após um período de trinta dias de ausência, você foi dispensado por justa causa por abandono de emprego. O que você pode fazer é procurar aquela empresa e pedir que a anotação seja feita em sua carteira.

Mas eu recomendo que você faça isso através de um advogado trabalhista. É improvável, mas não impossível, que a empresa que você abandonou decida complicar. Ela não pode se negar a dar a baixa, mas poderia retardar essa providência por um tempo que faria com que você perdesse a oportunidade que está tendo na nova empresa. Agindo em seu nome, o advogado não iria só conseguir a baixa na carteira, como também verificaria se existe algum valor rescisório, que você eventualmente tenha a receber.

Em suma, você pode ter feito tudo errado, mas isso não irá impedi-lo de recomeçar da maneira correta. Só lhe aconselho a aproveitar a oportunidade de conseguir um emprego formal, porque a informalidade não lhe traz benefício algum. Entre outras coisas, você perde tempo de aposentadoria, fundo de garantia e assistência médica. Pode até lhe parecer que isso não irá fazer muita falta agora, mas acredite que no futuro fará. E muita.

Max Gehringer, para CBN.

22 comentários:

Anônimo disse...

ME AJUDOU MUITO MAO SUCESSO AI!!!

jefferson disse...

meu caso é diferente eu avisei que ia sair da empresa, ai menos de uma semana depois eu cheguei pra trabalhar e o supervisor falou que eu não precisava mais ir, com isso eu fui viajar para outro estadop e fiquei 2 meses fora, quando voltei a pessoa do RH disse que eu abandonei a empresa porque eu não avisei para ela que eu estava saindo.
Ninguem me mandou uma carta ou ligou para falar nada nesse tempo e eu não quis dar baixa por causa do mal entendido, o que eu deveria fazer?
Isso ocorreu em janeiro (sair da empresa) e no começo de março fui dar baixa na carteira.

Unknown disse...

Sair do trabalho a pouco mais de um ano porém não dei baixa e agora preciso fazer isso como procedo?

Unknown disse...

Ola, sair do serviço a dois anos, porém não fui na homologação para que fosse dado baixar na carteira. Será que ainda consigo dar baixa?

Unknown disse...

Ola, sair do serviço a dois anos, porém não fui na homologação para que fosse dado baixar na carteira. Será que ainda consigo dar baixa?

Unknown disse...

Eu sai do emprego a dois anos e nesse período estava trabalhando informalmente... e agora preciso dar baixa na carteira e não consigo pois a empresa não existe mais

Unknown disse...

Eu sai do emprego a dois anos e nesse período estava trabalhando informalmente... e agora preciso dar baixa na carteira e não consigo pois a empresa não existe mais

Empresariando disse...

O meu caso foi um estagio 6 meses trabalhados não dei baixa posso pedir na empresa. Isso acarretaria algum problema futuro para mim?

Unknown disse...

Eu pedi contas do trabalho já tem 10 meses. Fiz o exame demissional, recebi a rescisão, porém no dia de dar baixa na carteira não compareci na empresa. Isso já tem 10 meses. Posso apenas ir na empresa e eles dão baixa?

marina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
marina disse...

Eu fui desligada da empresa término fe contrato. Levei minha carteira a emoresa me disse que não precisava dar baixa porque era só
um contrato.. Fizeram a recisao.
Depois disso trabalhei em outra empresa e fui demitida quando fui dar entrada no seguro moça me falou que o contrato da antiga empresa ainda estava em aberto.
Tenho direitos trabalhistas ou uma indenização

Unknown disse...

Entao nao dei baixa na carteira o q posso fazer pq a cidade a onde eu estava trabalhando e longe e qro da baixo o q posso fazer me ajuda

Unknown disse...

Boa noite sai da empresa faz uns 7 meses. Porém não dei nenhuma justificativa, na vida abandonei né. Queria saber se quando eu for dar a baixa na carteira consigo receber algo?

Unknown disse...

Mais vc conseguiu da entrada no seguro?

Professora Ingrid Antonio disse...

bom eu fiquei 6 meses na empresa e estava sendo perseguido pela minha supervisora então resolvi não ir mais e agora a 42 dias sem aparecer eles me mandaram um e-mail informando que fui desligada por justa causa. é certo isso? oq devo fazer ?

Unknown disse...

Oi boa tarde eu gostaria de saber como vai acontecer agora porque eu saí da minha empresa já faz 3 anos na epoca foi por causa estava grávida pedir para me mandar embora eles não quiseram mandar pedi demissão a punho Eles não aceitaram aí deu abandono de emprego parei de ir eu fui correr atrás disso agora para me dar baixa na minha carteira está em andamento eu gostaria de saber se eu vou ter direito a receber alguma coisa

Unknown disse...

Bom dia eu pedi demissão da empresa assinei a demissão mais não fui na empresa pra dar baixa pq eu perdi minha carteira agora eu tirei outra nova eu tinha trabalhado 3 meses nessa empresa tem algum problema se eu nao gor atras pra fazer as anotações

Unknown disse...

Trabalho numa empresa desde Julho de 2018, eles pegaram minha carteira para assinar somente em Outubro.Só aasinaram dia 27 de novembro e está constando que estou em experiência, ocorre que agora arrumei uma oportunidade melhor e quero sair. Como procedo ? Eu ainda tenho que cumprir aviso prévio ? Na verdade estou a 6 meses lá e eles só assinaram a carteira em 27 de novembro ....

Unknown disse...

Olá, sai do emprego sem avisar a empresa,isso faz 8 meses, e nao levei minha carteira para dar baixa, e quando sai da empresa descobri que estava grávida, ainda posso ir dar baixa na carteira, oque me aconselha a fazer??

Unknown disse...

Trabalhei numa empresa em 2014 a empresa faliu, não tenho recisao e preciso dar baixa na minha carteira, nao tenho contarc com os donos da empresa o que faço?

Unknown disse...

Trabalhei em uma empresa em 2013 e não sei baixa na carteira,como posso proceder isso?

Unknown disse...

Meu marido saiu do trabalho e deixou a carteira na empresa ele pode pegar de novo