2012-08-03

'Minhas chances em um processo de trainee diminuem, já que não passei no anterior?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/08/2012, sobre se as chances em um processo de trainee diminui ou aumenta depois de uma tentativa fracassada no ano anterior.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Minhas chances em um processo de trainee diminuem, já que não passei no anterior?'

programa trainee

"No ano passado", uma ouvinte escreve, "participei de um processo de trainee em uma empresa muito conceituada. Passei da primeira fase e não fiquei entre os finalistas, mas consegui o contato do gerente responsável e agora escrevi para ele, perguntando se posso participar do mesmo processo novamente este ano. Ele me respondeu que sim. Minha dúvida é a seguinte: o fato de eu não ter sido selecionada no ano passado vai pesar contra mim? Minhas chances num segundo processo aumentam ou diminuem?"

Aumentam, claro. É como exame de auto-escola: cada reprovação é um aprendizado para a próxima tentativa. A empresa que está promovendo o processo de trainees certamente não irá pensar que se você for aprovada esse ano, será porque o nível geral dos candidatos diminuiu em relação ao ano passado. Ela pensará que você aproveitou estes doze meses para estudar mais, e para se aperfeiçoar em um ou dois pontos que possam ter causado a sua eliminação anterior.

Porém, se você não fez nada disso, ou seja, se está tão preparada agora como estava há um ano, eu lamento lhe dizer que as suas chances diminuem. Porque a cada ano, o número de candidatos aumenta em processos de empresas conceituadas, que são muito disputados.

A sua vantagem é a de saber como serão aplicados os testes, que tipo de perguntas serão feitas, qual é a roupa mais indicada e outros detalhes que os novos candidatos ignoram. É certamente uma vantagem e tanto, mas não uma garantia de sucesso.

Por isso, aproveite o tempo que falta para relembrar os pontos que possam tê-la prejudicado, durma bem na véspera, alimente-se adequadamente, chegue no mínimo 15 minutos antes da hora marcada e desligue o celular. Só não vou lhe dizer para não ficar nervosa, porque não há quem não fique.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Concordo, acredito que quando fazemos algo e não somos selecionados, mas não desistimos e nos preparamos mais, com certeza as vantagens são maiores, além de mais tempo de estudo, teremos mais experiência que os demais.